Conflito socioambiental na construção da Usina Hidrelétrica do Baixo Iguaçu: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v7i2.1510Palabras clave:
Conflito Socioambiental. Análise de Redes Sociais. Usina Hidrelétrica do Baixo Iguaçu. Paraná.Resumen
O presente artigo situa-se no debate da relação sociedade e natureza, especificamente nas questões acerca dos conflitos socioambientais, em um percurso que inclui os conceitos do desenvolvimento e da sustentabilidade. Neste sentido, utiliza do método de Análise de Redes Sociais (ARS) com o objetivo de mapear a rede de atores constituída pelo conflito socioambiental existente nas áreas de influência territorial da Usina Hidrelétrica do Baixo Iguaçu. A abordagem metodológica adotada foi do tipo de estudo descritivo exploratório, adotando um caso único de conflito socioambiental hidrelétrico regional, na perspectiva de análise qualitativa a partir de fontes secundárias baseadas em dados documentais. Como principais resultados, a pesquisa possibilitou o mapeamento da rede de atores, identificando a presença de quinze atores e o respectivo grau de centralidade destes no cenário de investigação. Ademais, é possível afirmar que a utilização do método ARS é uma importante ferramenta no debate que visa analisar as redes formadas a partir de conflitos socioambientais.Descargas
Publicado
2017-10-29
Cómo citar
Neves, L. A. das, Marini, M. J., & Corona, H. M. P. (2017). Conflito socioambiental na construção da Usina Hidrelétrica do Baixo Iguaçu: um estudo de caso. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 7(2), 173–187. https://doi.org/10.24302/drd.v7i2.1510
Número
Sección
Artigos
Licencia
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.