Governança e gestão inteligentes em municípios de pequeno porte: o caso de Luzerna (SC – Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp..3124Resumo
Nos últimos anos, o tema cidades inteligentes ganhou maior interesse da comunidade acadêmica e profissionais do setor público. Um dos propósitos das cidades inteligentes é de fornecer sustentabilidade, desenvolvimento econômico e qualidade de vida. O presente estudo busca identificar como um município de pequeno porte pode alcançar governança e gestão inteligente para o desenvolvimento da cidade. Foi realizado um estudo de caso em um município que desenvolve práticas de governo eletrônico e governança, por meio de um estudo descritivo, com a técnica de análise de conteúdo por categorias. Após uma revisão de literatura, foram definidas as seguintes categorias de análise: processo de tomada de decisão; uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC); participação e colaboração dos stakeholders; governança multinível, colaborativa, inteligente. Foi possível identificar que o Município de Luzerna apresenta iniciativas inovadoras, usando processos de tomada de decisão que envolvem diversos atores, em uma relação multinível, que caracterizam governança e gestão inteligentes.
Palavras-chave: Governança Inteligente. Governança Multinível. Stakeholders. Governo Eletrônico. Inteligência na Cidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.