Mudança no estoque de carbono em áreas especiais de uso do solo na Bacia Hidrográfica do Rio Iguaçu - PR em 15 anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13.4692

Resumo

Áreas destinadas à conservação desempenham papel essencial na regulação global do clima, pois, as florestas são o principal sumidouro de carbono terrestre, uma vez que, capturam dióxido de carbono da atmosfera e armazenam o carbono em sua biomassa, principalmente na madeira. O objetivo deste trabalho foi analisar a dinâmica nos estoques de volume, biomassa e carbono em área total da Bacia Hidrográfica do Rio Iguaçu e em áreas especiais, como Matas Ciliares, Unidades de Conservação, Terras Indígenas e Assentamentos Rurais, entre os anos 2000 e 2015. Foram utilizados arquivos vetoriais da cobertura florestal da bacia para os anos-base para a estimativa das variáveis por formação florestal e estágio sucessional. A Bacia Hidrográfica do Rio Iguaçu como um todo foi sumidouro de carbono nos 15 anos analisados, com aumento nos estoques na ordem de 14% para V, AGB, C e CO2eq (sequestro de 116.173.629,91 t de CO2eq) no período. As áreas especiais foram sumidouro de carbono, sendo que as Unidades de Conservação estocaram mais carbono (11,72% do total da bacia) e Matas Ciliares sequestraram mais carbono (3,54% do total da bacia).

Palavras-chave: Mata Atlântica; mudanças climáticas; floresta subtropical.

Biografia do Autor

Ana Paula Marques Martins, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professora do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Sul da Bahia. Engenheira Florestal pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestre e Doutora em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na área de Manejo de Florestas Nativas e Plantadas.

Carlos Roberto Sanquetta, Universidade Federal do Paraná

Doutor (Ph.D.) em Ecologia e Manejo de Recursos Florestais pela United Graduate School of Agricultural Sciences, Japão (1994). Professor na Universidade Federal do Paraná. UFPR Departamento de Ciências Florestais. Curitiba. Paraná. Brasil.

Ana Paula Dalla Corte, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Engenharia Florestal. Professora na Universidade Federal do Paraná. UFPR, Departamento de Ciências Florestais. Curitiba. Paraná. Brasil.

Sebastião Amaral Machado, Universidade Federal do Paraná

Engenheiro Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1965), mestrado em Dasometria, Mensuração Florestal pelo Instituto Interamericano de Ciências Agrícolas da Oea (1972) e doutorado em Biometria e Manejo Florestal pela Universidade de Washington em Seattle Washington U S A (1978), Pós-Doutorado em Biometria e Manejo Florestal pela Universidade da Georgia, USA (1992-1993). Atualmente é assessor/consultor de fundações de amparo de pesquisa de diversos estados do Brasil, bem como consultor Ad hoc de diversos periódicos brasileiros e internacionais. Professor da Universidade Federal do Paraná desde 1967

Jaime Wojciechowski, Universidade Federal do Paraná

Professor Titular da Universidade Federal do Paraná-UFPR, foi vice-Diretor do Setor de Educação Profissional e Tecnológica entre 2019 e 2022, é Doutor em Informática Aplicada em Engenharia Florestal pela UFPR, Mestre e Informática Aplicada em Inteligência Artificial pela PUCPR, atua desde 1994 na docência de ensino superior e ingressou na UFPR no ano de 2006. Leciona as disciplinas de Análise e Projetos de Sistemas no curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é coordenador do curso de Especialização em Desenvolvimento Ágil de Software e Engenharia de Software lecionando a disciplina de Modelagem Ágil de Software. É vice-coordenador do curso de Especialização em Inteligência Artificial Aplicada lecionando as disciplinas de Aprendizado de Máquina e Laboratório de Inteligência Artificial. Participa de dois Grupos de Pesquisa na área de aplicações de Técnicas de Inteligência Artificial e Análise Inteligente de Dados Atuou de 1985 a 2006 como Analista de Sistemas em ambiente de desenvolvimento de grande porte Mainframe. Trabalhou na área de desenvolvimento no Banco do Estado do Paraná, Banco Itaú, Banespa Santander e HSBC Bank Brasil. Nestas empresas atuou também na área de treinamento para a formação de novos programadores. É autor de dois livros Linguagem de Programação COBOL para Mainframe (www.lcm.com.br) e JCARBON - Software na WEB com Data Mining para estimativas de Carbono

Douglas Edson Carvalho, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Engenharia Florestal UFPR (2020). Mestre em Engenharia Florestal UFPR (2016). Graduação em Engenharia Florestal - UFSM (2014) com período de graduação sanduíche na Universidade de Évora - UE. Técnico em Administração (2009) pela Universidade Federal de Santa Maria -UFSM. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em consultorias e trabalhos técnicos científicos em Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais. Atuou como professor substituto (2016 - 2018) do curso de Engenharia Florestal e Agronomia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) ministrando as seguintes disciplinas: Biodegradação e Preservação da madeira; Componentes Químicos e Anatômicos da Madeira; Construções Rurais; Economia Florestal; Engenharia Agrícola II; Planejamento e Administração Florestal; Silvicultura; Silvicultura Avançada; Tratos e Métodos Silviculturais. Expertise em Gerenciamento de indústria madeireira e Certificação Florestal.

Downloads

Publicado

2023-11-01

Como Citar

Martins, A. P. M., Sanquetta, C. R. ., Corte, A. P. D., Machado, S. A., Wojciechowski, J., & Carvalho, D. E. (2023). Mudança no estoque de carbono em áreas especiais de uso do solo na Bacia Hidrográfica do Rio Iguaçu - PR em 15 anos. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 13, 433–460. https://doi.org/10.24302/drd.v13.4692

Edição

Seção

Artigos