Integração econômica e desenvolvimento paranaense

uma abordagem de insumo-produto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13.3805

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar a estrutura produtiva do Paraná por meio dos indicadores de uma matriz de insumo-produto, com enfoque sobre as relações inter-regionais paranaenses com o Sul e com o restante do Brasil. Para tanto, foi usada uma matriz com 68 setores, calibrada para 2011. Os resultados indicam que as atividades madeireira, química e petrolífera são as mais relevantes para a economia paranaense. Em menor grau, destacaram-se também as atividades agrícola, açucareira, de celulose e de outros produtos alimentares. Não foram encontradas diferenças relevantes no Paraná em relação à estrutura média brasileira e sulista no que tange ao componente intrarregional dos multiplicadores, e aos valores dos índices de encadeamento para trás dos setores. Contudo, em relação aos encadeamentos para frente, os setores paranaenses petrolífero, madeireiro, agrícola e de outros produtos alimentares apresentaram ligações muito mais fortes do que a média nacional, enquanto os setores petrolífero, madeireiro e açucareiro possuem encadeamentos para frente muito maiores do que a média sulista.

Palavras-chave: economia regional; Paraná; matriz insumo-produto.

Biografia do Autor

Gabriela Henrique Zangiski, Fundação Getúlio Vargas/EPGE

Doutoranda em Economia (FGV-EPGE), mestranda em Economia Aplicada (FEA-RP), graduada em Ciências Econômicas, pela Universidade Federal do Paraná (2020). Áreas de interesse: Teoria dos Jogos e Desenho de Mecanismo, Economia do Meio Ambiente e Economia Regional.

Terciane Sabadini Carvalho, Universidade Federal do Paraná

rofessora adjunta no departamento de economia da Universidade Federal do Paraná e no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE/UFPR). Presidente da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2006), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008) e doutorado em Economia com ênfase em economia regional e urbana pelo Cedeplar (Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional) na Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Tem experiência na área de economia, com ênfase em economia regional, economia agrícola e dos recursos naturais e economia aplicada, atuando principalmente com modelos de equilíbrio geral computável, insumo-produto e econometria espacial.

Downloads

Publicado

2023-11-01

Como Citar

Zangiski, G. H., & Carvalho, T. S. (2023). Integração econômica e desenvolvimento paranaense: uma abordagem de insumo-produto. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 13, 397–414. https://doi.org/10.24302/drd.v13.3805

Edição

Seção

Artigos