Financiamento e operacionalização da política pública de assistência social a partir da Emenda Constitucional 95/2016 na regional de Pato Branco, Paraná
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v13.4682Resumo
O objetivo do estudo é analisar o financiamento e operacionalização da política de assistência social a partir da Emenda Constitucional 95 de 2016, relacionados ao desenvolvimento dos municípios da 7ª Regional de Assistência Social sediada em Pato Branco, Paraná. A metodologia incluiu a triangulação de métodos quantitativos e qualitativos, com pesquisa documental e entrevistas. O grupo amostral foi constituído por dois contadores e seis gestores dos municípios da Regional com os três maiores e os três menores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal. Os resultados indicam que os principais problemas e desafios relacionados ao financiamento e operacionalização da assistência social a partir da Emenda, e agravados durante a pandemia de Covid-19, dizem respeito à imprecisão orçamentária, insuficiência de recursos, gestão da força de trabalho, manutenção da estrutura física e atendimento das necessidades sociais da população. Historicamente subfinanciada, a assistência social pode apresentar dificuldades ainda maiores relacionadas ao teto de gastos imposto pela Emenda.
Palavras-chave: Políticas Públicas. Assistência Social. Políticas Sociais. Desenvolvimento Regional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.