Tipos de estabelecimentos agropecuários familiares no Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12ied.esp.Dossie.3929

Resumo

A finalidade deste artigo é expor, com base no Censo Agropecuário de 2017, a atual composição do conjunto de estabelecimentos agropecuários familiares situados no Paraná, tendo-se como referência os dez principais grupos de atividades agrícolas. Respalda esse intento a predominância do segmento familiar entre as unidades produtivas e na ocupação de pessoas, após cerca de meio século do deslanche da modernização da base técnica de produção, assim como a redução do pessoal ocupado e da quantidade de estabelecimentos no recente período de recordes de safras. As estimativas do grau de especialização da pauta de produção dos estabelecimentos agropecuários são indicativas de que, a despeito da expressiva quantidade de estabelecimentos diversificados, hoje é majoritária a configuração especializada no âmbito da agricultura familiar paranaense. Isto torna relevante uma caracterização mais pormenorizada para averiguar a associação entre tal configuração e os avanços da pluriatividade e da externalização de tarefas na agricultura familiar paranaense.

Palavras-chave: Agricultura especializada. Censo agropecuário. Sistema de produção agrícola.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Laurenti, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - IDR Paraná

Doutor em Ciências Econômicas. Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR-Paraná. Londrina. Paraná. Brasil.

Dimas Soares Junior, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR-Paraná

Doutor em Agronomia. Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR-Paraná. Londrina. Paraná. Brasil.

Gustavo Vaz da Costa, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - IDR Paraná

Mestre em Fitotecnia/Economia Agrícola. Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR-Paraná. Londrina. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-02-11

Como Citar

Laurenti, A. C., Soares Junior, D., & Costa, G. V. da. (2022). Tipos de estabelecimentos agropecuários familiares no Paraná. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 12(ed.esp.Dossie), 217–238. https://doi.org/10.24302/drd.v12ied.esp.Dossie.3929