Tipos de estabelecimentos agropecuários familiares no Paraná
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v12ied.esp.Dossie.3929Resumo
A finalidade deste artigo é expor, com base no Censo Agropecuário de 2017, a atual composição do conjunto de estabelecimentos agropecuários familiares situados no Paraná, tendo-se como referência os dez principais grupos de atividades agrícolas. Respalda esse intento a predominância do segmento familiar entre as unidades produtivas e na ocupação de pessoas, após cerca de meio século do deslanche da modernização da base técnica de produção, assim como a redução do pessoal ocupado e da quantidade de estabelecimentos no recente período de recordes de safras. As estimativas do grau de especialização da pauta de produção dos estabelecimentos agropecuários são indicativas de que, a despeito da expressiva quantidade de estabelecimentos diversificados, hoje é majoritária a configuração especializada no âmbito da agricultura familiar paranaense. Isto torna relevante uma caracterização mais pormenorizada para averiguar a associação entre tal configuração e os avanços da pluriatividade e da externalização de tarefas na agricultura familiar paranaense.
Palavras-chave: Agricultura especializada. Censo agropecuário. Sistema de produção agrícola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.