As representações sociais e as implicações da pobreza no desenvolvimento do Planalto Norte Catarinense
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v6i3.1308Keywords:
Pobreza. Representações Sociais. Desenvolvimento Regional.Abstract
O objetivo deste estudo foi o de analisar as representações sociais dos sujeitos que vivem em condição de pobreza no Planalto Norte de Santa Catarina. Participaram 115 mães, com idade entre 18 e 63 anos, todas beneficiárias do Programa Bolsa Família, residentes nos municípios de Mafra, São Bento do Sul, Três Barras e Irineópolis. Constatou-se que os participantes do estudo compreendem a pobreza a partir de uma visão multidimensional, pela qual a ausência de renda não é o único fator considerado como provocador desta condição de forma que os elementos identificados reforçam a visão de que o desenvolvimento da região também está relacionado o envolvimento social de seus sujeitos, permitindo que os mesmos possam fazer e sentir-se ativos no processo de crescimento pessoal e crescimento de seu território, pois a ausência de entendimento sobre o seu crescimento pessoal impede a leitura de crescimento de território.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.