Perspectivas de desenvolvimento no semiárido
um estudo sobre os impactos iniciais do canal do sertão na realidade dos produtores rurais alagoanos
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.3014Resumo
O semiárido brasileiro possui dentre suas características marcantes o enfrentamento de problemas socioeconômicos atrelados à combinação de sua elevada população, histórico de ações governamentais e fatores físico-climáticos que provocam a escassez de recursos hídricos, configurando um cenário de reduzido desenvolvimento na região. O Canal do Sertão, inserido em Alagoas na região nordeste do Brasil, é um empreendimento que visa desenvolver a fração semiárida deste estado elevando a sua disponibilidade hídrica, levando as águas do Rio São Francisco ao longo de 250 Km, tendo já a metade de sua extensão concluída. Assim, o presente trabalho analisa o desenvolvimento na região onde o canal já está em funcionamento, sob a ótica de um grupo de produtores locais. A pesquisa abrangeu 44 usuários do canal em seis municípios, sendo as visitas a campo realizadas entre dezembro de 2016 e julho de 2018. Foram utilizados para a coleta de dados: questionários estruturados, entrevistas e conversas informais, bancos de dados oficiais e registros fotográficos. Os resultados mostram que o principal uso da água do canal é para a irrigação de lavouras, no entanto, a presença deste por si só não é suficiente para transformar efetivamente a realidade local, sendo vista ainda a predominância de pequenas áreas de plantio e baixos valores de renda obtidos pelos produtores em geral. Notou-se também a carência de políticas públicas efetivas voltadas a expansão da produção local, apontadas como imprescindíveis para que se possa maximizar o aproveitamento do potencial do canal enquanto provedor de desenvolvimento para a região.
Palavras-chave: Canal do Sertão. Desenvolvimento regional. Disponibilidade hídrica. Produção irrigada. Semiárido.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.