A Santa Sé e sua personalidade jurídica sui generis de direito internacional público

Autores/as

  • Matheus Eduardo de Lima Universidade do Contestado (UNC)
  • Ane Elise Brandalise Gonçalves Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v5.4409

Palabras clave:

Santa Sé, Personalidade Jurídica, Sociedade Internacional, Direito Internacional Público, Vaticano

Resumen

Considera-se que a sociedade internacional é composta de diversos sujeitos detentores de personalidade jurídica, sendo uma delas a Santa Sé, a qual, contudo, possui características que a diferenciam dos demais. Assim, para melhor compreensão da sociedade internacional e de seu regramento conferido pelo Direito Internacional Público, faz-se necessário estabelecer quem são esses sujeitos e seus interesses perante a sociedade internacional, bem como as condições existentes na relação com os principais entes de personalidade jurídica existentes. Neste contexto, este artigo tem por finalidade demonstrar a personalidade jurídica da Santa Sé, evidenciando a sua particularidade sui generis enquanto sujeito de Direito Internacional Público. Para isso, em primeiro momento será apresentada a sociedade internacional e os sujeitos de personalidade jurídica que a compõem e que são parte deste ramo jurídico. Também será identificado quem é a Santa Sé e sua relação com o Estado do Vaticano, pois tratam-se de figuras que não se confundem, mas que estão intrinsecamente relacionadas. Por fim, será apresentado as considerações acerca da personalidade jurídica da Santa Sé como um sujeito sui generis do Direito Internacional Público. O artigo utiliza-se do método da pesquisa explicativa, por meio de fontes bibliográficas sobretudo oriundas do ramo do Direito Internacional.

Biografía del autor/a

Matheus Eduardo de Lima, Universidade do Contestado (UNC)

Graduação em andamento em Direito pela Universidade do Contestado, UNC, Brasil. Atualmente é seminarista em ano propedêutico da Diocese de Caçador pela Igreja Apostólica Católica Romana. Santa Catarina. Brasil.

Ane Elise Brandalise Gonçalves, Universidade do Contestado (UNC)

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR (2012) e graduação em Relações Internacionais pela UNINTER (2012-2015). Mestre em Direitos Fundamentais e Democracia no Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL (2015-2017). Atualmente é Professora da UNC - Universidade do Contestado. Participou da École D'été en Relations Internationales sur les conflits et les interventions internationales em Bordeaux, França (2017), sobre conflitos internacionais e intervenções. Realizou estudos na Corte Internacional de Justiça - Académie de Droit International de La Haye (2017). Santa Catarina. Brasil.

Publicado

2023-05-17

Cómo citar

Lima, M. E. de, & Gonçalves, A. E. B. (2023). A Santa Sé e sua personalidade jurídica sui generis de direito internacional público. Academia De Direito, 5, 172–190. https://doi.org/10.24302/acaddir.v5.4409

Número

Sección

Artigos