Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Academia de Direito é uma publicação da Editora UnC, organizada pelos Cursos de Direito da Universidade, destinada a fomentar o debate no meio jurídico, de temas relacionados ao Direito em toda sua amplitude.

São aceitos artigos produzidos por pesquisadores (docentes e discentes) do Curso de Direito da Universidade do Contestado.

A Revista possui formato virtual, com acesso livre e gratuito com objetivo de criar um espaço democrático de debate acadêmico ao alcance de todos, norteado pela excelência da produção científica. Estamos no InstagramSiga-nos em @editoraunc

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista Academia de Direito adota o sistema Double Blind Review.

Todos os artigos submetidos serão examinados pelo editor para verificar se o conteúdo do artigo é apropriado para a revista e se o manuscrito foi preparado de acordo com as instruções para os autores. O editor poderá rejeitar o artigo se detectar: erros relativos às instruções; redação inadequada; ou se, o trabalho não contiver suficiente mérito científico.

Os artigos aprovados nessa fase inicial serão enviados pelo editor para dois avaliadores ad hoc, especialistas no tema do artigo proposto. Os avaliadores receberão o manuscrito, sem nenhuma identificação dos autores, além do formulário de avaliação. Todos os avaliadores, quando convidados para tal função, receberão as diretrizes de avaliação do periódico. Em nenhuma etapa do processo, os avaliadores conhecerão a identidade dos autores, assim como, os autores não saberão a identidade dos avaliadores.

Os trabalhos encaminhados à revista serão analisados pelo Conselho Editorial conforme a sua especialidade e serão avaliados pelos pareceristas ad hoc segundo os seguintes critérios:

- a adequação às normas de publicação da revista;

- a contribuição e atualidade do conteúdo técnico-científico para a área;

- a relevância científica;

- a coerência entre objetivos, aspectos teóricos, material analisado (se for o caso) e considerações finais;

- a clareza e qualidade da redação.

As decisões dos avaliadores podem ser: aceitar, aceitar o artigo com alterações ou rejeitar. Em caso de pareceres díspares o artigo poderá ser encaminhado a um terceiro avaliador, conforme decisão do editor.

A submissão de artigos será sempre via Internet e deve seguir rigorosamente as normas para publicação.

 

Periodicidade

Contínua

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Política de Pagamento

A revista Academia de Direito não cobra taxas para submissão e publicação dos artigos.

 

Política de Plágio

A revista Academia de Direito utiliza a Política de varredura de Plágios para garantir que não há escrita ilícita nos artigos, bem como garantir a originalidade da escrita.

Os revisores são orientados a utilizarem meios eletrônicos para fazerem a varredura dos possíveis plágios sendo indicados 4 ferramentas para tal ação: I) Plagiarisma; II) Plagtracker; III) Duplichecker; IV) Pesquisa google.

Caso seja detectado plágio o autor é imediatamente notificado e o artigo rejeitado.

 

Política de Licenciamento

A revista Academia de Direito descreve sua política de licenciamento, baseado no Guidelines on The Creative Commons. Esta revista adota a licença Atribuição- Sem Derivações CC BY-ND. Esta licença permite a redistribuição, comercial e não comercial, desde que o trabalho seja distribuído inalterado, com crédito atribuído aos autores dos artigos. Informações adicionais sobre a licença podem ser obtidas no site https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode

A revista Academia de Direito recomenda que:

I- Sempre que se citar fontes de informações conhecidas nos artigos, a fonte do autor deve ser citada. A citação pode ser feita de acordo com as normas vigentes da ABNT, preconizado em instruções para autores na revista.

II – Quando qualquer fonte de informações é modificada deve ser claramente identificada no corpo do texto do artigo. É necessário descrever as modificações e obter anuência por escrito do autor da obra e encaminhado para o editor da revista Academia de Direito em documentos suplementares. Esta orientação é válida para modificações em figuras, tabelas, ilustrações, questionários validados e itens afins.

III- Os autores são incentivados a descreverem as marcas dos instrumentos utilizados na metodologia do artigo– seja equipamentos ou softwares.

IV- Visando disponibilizar o máximo as informações para a comunidade acadêmica, o idioma do artigo submetido pode ser feito em Português ou em Espanhol, de acordo com a preferência do autor.

V- Os artigos publicados na revista Academia de Direito não possuem fins lucrativos, sendo um meio para divulgação de conhecimentos e informações científicas que contribuam para o desenvolvimento da ciência. Desta forma, não são aplicadas taxas para submissão e publicação dos artigos.

 

Histórico do periódico

A revista Academia de Direito é um veículo de divulgação científica dos Cursos de Graduação em Direito da Universidade do Contestado, criada com o objetivo de disseminar o conhecimento e as reflexões relacionadas a área. Estamos no InstagramSiga-nos em @editoraunc