Reflexões sobre as formas de responsabilização pela prática da publicidade enganosa

Autores/as

  • Milena Pires Universidade do Contestado - UNC
  • Anieli Schiessl Trevisani Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v5.3968

Palabras clave:

Publicidade, Prática Enganosa, Consumidor, Responsabilização

Resumen

O presente trabalho tem como propósito estudar as consequências administrativas e jurídicas dadas pelo ordenamento brasileiro, advindas das práticas enganosas que envolvem as relações de consumo. Deste modo, a pesquisa ressalta conceitos e características concernentes à proteção do consumidor à luz do Código Consumerista e mostra-se de grande relevância à contribuição do conhecimento acerca dos direitos dos consumidores, sobretudo, diante da possibilidade de responsabilização e penalização dos responsáveis pelas condutas de publicidade enganosa. Utilizou-se o método dedutivo, com base em materiais bibliográficos, incluindo pesquisas em leis, jurisprudências e doutrinas indicativas acerca do tema, com objetivo de demonstrar as consequências jurídicas no âmbito da responsabilidade civil e penal bem como as sanções administrativas impostas aos responsáveis pela prática de publicidade ilícita. Com base nas análises depreende-se que os impactos gerados pela prática enganosa, podem ser aplicadas em diversas formas, sendo administrativamente pela imposição de multas e outras sanções e, juridicamente, pela responsabilização civil e criminal, configurando desse modo relevante proteção aos consumidores vítimas dessa prática.

Biografía del autor/a

Milena Pires, Universidade do Contestado - UNC

Graduanda da 10ª fase de Direito pela Universidade do Contestado. Campus Marcílio Dias. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil. 

Anieli Schiessl Trevisani, Universidade do Contestado (UNC)

 

 

 

 

 

 

Publicado

2023-05-18

Cómo citar

Pires, M. ., & Schiessl Trevisani, A. (2023). Reflexões sobre as formas de responsabilização pela prática da publicidade enganosa. Academia De Direito, 5, 350–374. https://doi.org/10.24302/acaddir.v5.3968

Número

Sección

Artigos