A rede cabocla de educadores do Contestado
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v14.4749Resumo
As redes são fluxos dinâmicos, evoluindo e mudando a cada intervalo, impelidas pelas interações entre seus componentes. Neste sentido, o desafio político ao teorizar sobre redes é verificar como elas funcionam na análise dos movimentos sociais. Atualmente, a Rede Contestado é formada principalmente a partir da atuação de educadores, os quais têm desenvolvido projetos com novas perspectivas para o fortalecimento da identidade cabocla e para o ensino sobre o Contestado, num esforço coletivo para a divulgação de narrativas positivas. Este trabalho tem por objetivo sistematizar as orientações para a construção desta Rede, bem como, analisar perspectivas futuras sobre os aspectos políticos pedagógicos e identitários da Rede. Os resultados levantados e discutidos neste trabalho foram obtidos a partir do Primeiro Encontro da Rede Cabocla de Educadores do Contestado. Os temas: material didático, ampliação do público-alvo e formação pedagógica, foram os mais citados na análise coletiva do contexto. Há condições para efetivar a produção coletiva de materiais didáticos a curto prazo, devido ao grande número de projetos já desenvolvidos isoladamente, mas que integrados à rede, ganham novo sentido e força política. A médio prazo é preciso envolver a gestão pública, por meio principalmente das secretarias de educação, com a finalidade de ampliar o público atingido. Por trás dessa temática está o subdesenvolvimento da região do Contestado, onde os indicadores educacionais são muito baixos. Consequentemente, sem que mais educadores tenham acesso aos conhecimentos e práticas pedagógicas sobre o Contestado fica prejudicada a ampliação da Rede. É preciso discutir o currículo e buscar soluções para a formação de educadores no Contestado.
Palavras-chave: Ensino; Identidade; Movimento do Contestado; Redes Sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.