Caixa de memória do Contestado

uma abordagem de ensino transdisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13.4739

Resumo

O ensino escolar sobre o Movimento do Contestado historicamente tem-se mostrado superficial, incorreto ou mesmo inexistente. Contudo, novas e criativas experiências vêm contribuindo para a ampliação do conhecimento sobre o mesmo, promovendo as identidades regionais. Apresenta-se uma metodologia de ensino interdisciplinar sobre o Contestado, por meio da Caixa de Memória. Concebeu-se este material didático, o qual foi apresentado a outros educadores por meio de uma oficina. Os resultados foram obtidos a partir do relato dos educadores que aplicaram a metodologia em sala de aula. Observou-se um intenso despertar da atenção e geração de expectativas nos estudantes antes da apresentação do conteúdo. A Caixa de Memória pode ser utilizada não somente para o ensino do Contestado, mas também para resgatar memórias familiares e ancestrais. Esta aproximação da relação do professor com seus estudantes, traz encantamento para a sala de aula, proporciona espaços transdisciplinares fundamentais para o exercício da educação patrimonial e cidadã.

Palavras-chave: Patrimônio; Pertencimento; Cidadania; Interdisciplinaridade; Educação.

Biografia do Autor

Eduardo do Nascimento, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais. Instituto Federal de Santa Catarina. Caçador. Santa Catarina. Brasil. Docente, realiza pesquisas nas áreas da educação profissional e tecnológica, da formação docente, das metodologias interdisciplinares, da cidadania e identidade.

Patricia Frangelli Bugallo Lopes do Nascimento, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em Geografia Cultural. Instituto Federal de Santa Catarina. Caçador. Santa Catarina. Brasil. Docente, possui interesse na geografia da religião, na geopolítica da região do Contestado, nos estudos culturais de saberes ancestrais e nas relações complexas entre educação e interdisciplinaridade.

Letíssia Crestani , Museu Histórico e Antropológico do Contestado

Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade. Museu Histórico e Antropológico do Contestado. Caçador. Santa Catarina. Brasil. Museóloga, trabalha com as temáticas de museus, acervos, patrimônio cultural, representações sociais em museus e memória.

Lucinei Xavier Paes, Caçador (SC). Secretaria Municipal de Cultura

Bacharel em Artes Cênicas. Secretaria Municipal de Cultura. Caçador. Santa Catarina. Brasil. Contadora de histórias, atriz e produtora cultural.

Márcia Janete Espig, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em História. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. Rio Grande do Sul. Brasil. Docente, tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Metodologia da História, Acervos Históricos e História do Brasil. Possui publicações e pesquisas em andamento sobre messianismos no Brasil, notadamente sobre o Movimento do Contestado.

Downloads

Publicado

2023-11-06

Como Citar

Nascimento, E. do, Nascimento, P. F. B. L. do, Crestani , L., Xavier Paes, L., & Espig, M. J. (2023). Caixa de memória do Contestado: uma abordagem de ensino transdisciplinar. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 13, 461–481. https://doi.org/10.24302/drd.v13.4739

Edição

Seção

Artigos