Os Os lugares de memória dos movimentos sociorreligiosos do Contestado (SC) e dos Mucker (RS)
the case of Contestado (SC) and Mucker (RS)
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v13.4747Resumo
O artigo analisa as representações sociais construídas e difundidas sobre os movimentos sociorreligiosos do Contestado, em Santa Catarina, e dos Mucker, no Rio Grande do Sul, nos Caminhos dos roteiros turísticos Caminhos do Contestado e dos Caminhos de Jacobina. Através da identificação e caracterização dos diferentes elementos - monumentos, edificações, cemitérios, ferrovias, praças, sítios históricos, museus, empreendimentos turísticos de diversos segmentos - se realiza uma leitura crítica sobre o contexto de produção desses espaços físicos e em que medida eles podem ser considerados como lugares de memória, na medida em que contribuem para o registro da memória desse passado dos dois movimentos sociorreligiosos. Interessa, de forma especial, discutir a relação existente entre a apropriação da memória e a construção dos roteiros turísticos, com propósitos essencialmente econômicos e de com fins lucrativos, descaracterizando e até mesmo criando personagens, fatos e lugares que não correspondem aos acontecimentos que constituem a história dos movimentos em questão.
Palavras-chave: Lugares de memória. Movimentos sociorreligiosos. Roteiros turísticos. Mucker (RS). Contestado (SC).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.