Lugares de memoria de los movimientos socio-religiosos en el sur de Brasil

el caso de Contestado (SC) y Mucker (RS)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13.4747

Resumen

El artículo analiza las representaciones sociales construidas y difundidas de los movimientos sociorreligiosos del Contestado en Santa Catarina y los Muckers, en Rio Grande do Sul, a través de las rutas turísticas Caminhos do Contestado y Caminhos de Jacobina. Através de la identificación y caracterización de los diferentes elementos - monumentos, edificios, cementerios, vías férreas, plazas, sitios históricos, museos, empresas turísticas de diferentes segmentos- se realiza una lectura crítica sobre el contexto de producción de estos espacios físicos y en qué medida pueden ser considerados como lugares de memoria, en la medida en que contribuyen al registro de la memoria de este pasado de los dos movimientos socio- religiosos. Es particularmente interesante discutir la relación existente entre la apropiación de la memoria y la construcción de itinerarios turísticos, con fines esencialmente económicos y lucrativos, descaracterizando e incluso creando personajes, hechos y lugares que no corresponden a los hechos que constituyen la historia. de los movimientos en cuestión.

Palavras-clave: Lugares de memoria. Movimientos socio-religiosos. Itinerarios turísticos. Mucker (RS). Contestado (SC).

Biografía del autor/a

Daniel Luciano Gevehr, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) - Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Possuí pós-doutorado em história pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutor em história (2007) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui graduação em história (2000) e mestrado em história (2003) pela mesma Universidade. É Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR - FACCAT), onde também atua como Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Instituições, Ordenamento Territorial e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Regional, das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). É coordenador de Área do Programa Residência Pedagógica (PRP-Capes) do Curso de História da FACCAT. Seu campo de investigação privilegia, atualmente, as questões que envolvem a problemática do patrimônio cultural, da educação patrimonial, da memória,das sensibilidades, da produção dos espaços urbanos, educação e formação docente. Pesquisa, ainda sobre as representações de raça, etnia e gênero. Tem experiência na área de história, educação e desenvolvimento regional, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil e do Rio Grande do Sul, movimentos migratórios históricos e contemporâneos, movimento Mucker, patrimônio cultural, espaços urbanos, memória, representações e relações de gênero, raça e etnia e processos identitários

Caroline Bilhar da Silva, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Bacharel em Biblioteconomia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), bolsista CAPES.

Gabriele Alves Garcia, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT, Bolsista CAPES e Tecnóloga em Processos Gerenciais.  Taquara. Rio Grande do Sul. Brasil.

Publicado

2023-12-12

Cómo citar

Gevehr, D. L., Silva, C. B. da, & Garcia, G. A. (2023). Lugares de memoria de los movimientos socio-religiosos en el sur de Brasil: el caso de Contestado (SC) y Mucker (RS). DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 13, 551–588. https://doi.org/10.24302/drd.v13.4747

Número

Sección

Artigos