A política de desenvolvimento regional de Celso Furtado para o Nordeste
revisão integrativa de literatura
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v11.3505Resumo
A produção intelectual de Celso Furtado sobre a temática do desenvolvimento regional do Nordeste é bastante referenciada e, por isso, merece sempre necessário a permanente revisitação de seus postulados teórico-metodológicos. Neste trabalho, objetivamos analisar a produção científica disponível em bases de dados internacionais e nacionais sobre o conceito de desenvolvimento regional nordestino. Metodologicamente, optou-se pela utilização do método histórico de análise associado a uma revisão integrativa de literatura, definindo descritores para integrar opiniões, conceitos e ideias sobre o tema. Nesse sentido, observou-se que os trabalhos que discutem os descritores pesquisados são de cunho longitudinal, contribuindo para o conceito de desenvolvimento regional em políticas públicas setoriais. Com isso, conclui-se que os estudos de Furtado influenciaram outros autores para a desmistificação de que a relação entre a seca e o desenvolvimento do Nordeste, era apenas política de dependência, bem como a relevância do autor para as pesquisas sobre desenvolvimento regional, visto sua análise detalhada sobre o tema.
Palavras-chave: Seca. Política de desenvolvimento. Semiárido.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.