Desenvolvimento da área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia

experiência do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13ied.esp..4201

Resumo

O panorama da área Planejamento Urbano, Regional/Demografia (PLURD) inclui o Programa de Pós Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES), compondo parte dos programas de pós-graduação strictu sensu da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que tem como principal objetivo contribuir para a produção de novos conhecimentos sobre o Semiárido, na análise de sua dinâmica territorial e na formação de recursos humanos capazes de atuar no planejamento e desenvolvimento do território. Neste artigo, são apresentados e contextualizados o programa e as características regionais na qual está inserido e refletimos sobre as perspectivas e desafios da área PLURD na atualidade, assim como, os principais limites e desafios da Área e do PLANDITES, através de uma abordagem descritiva, com apoio de uma pesquisa bibliográfica e documental. Desta forma, coclui-se que o impacto regional do PLANDITES é de grande relevância, responde ao déficit de oportunidades de pós-graduação na área onde está inserido, se volta para o atendimento das especificidades locais, considerando as diversas realidades do território por meio de formação técnica, mas também humanista, insere os egressos nas mais diversas áreas de atuação do planejamento, de gestão e do território, e além disso, constitui um centro de referência regional que aborda a área PLURD e que se volta especificamente para o Semiárido brasileiro.

Palavras-chave: Educação Superior. Planejamento Urbano e Regional. Pós-graduação Stricto sensu. Semiárido. Plandites.

Biografia do Autor

Francisco Fernando Pinheiro Leite, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte. Brasil. 

Maria Tatiana Peixoto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte. Brasil.

Luciano Dias Delfino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte. Brasil. 

Maria Losangela Martins de Sousa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorado em Geografia. Docente do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte. Brasil. 

Larissa da Silva Ferreira Alves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorado em Geografia. Docente do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte. Brasil.

Themis Cristina Mesquita Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorado em Ciências da Saúde. Docente do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte. Brasil. 

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

Leite, F. F. P., Peixoto, M. T., Delfino, L. D., Sousa, M. L. M. de, Alves, L. da S. F., & Soares, T. C. M. (2023). Desenvolvimento da área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia: experiência do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES). DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 13(ed.esp.), 220–239. https://doi.org/10.24302/drd.v13ied.esp.4201

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)