Repercussões territoriais dos investimentos em cultura na Região “Rota Missões” do Rio Grande do Sul.

Autores/as

  • Victor da Silva Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Tiago Costa Martins Universidade Federal do Pampa - São Borja

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v6i1.933

Palabras clave:

Cultura. Região. Política pública. Territorialização de gastos públicos.

Resumen

O presente artigo, utilizando-se de resultados da pesquisa realizada em 2014 intitulada “A alocação de recursos públicos e a possibilidade de configuração de um arranjo produtivo da cultura regional: a ‘Rota Missões’ no Rio Grande do Sul”, tem por objetivo discutir as repercussões territoriais a partir dos investimentos públicos municipais em cultura na região das missões do Rio Grande do Sul, Brasil, com base na ampliação do referencial teórico da pesquisa supracitada e em dados oriundos de órgãos oficiais sistematizados a partir de pesquisas anteriores e por propostas dos autores. Os resultados, pautados por uma discussão teórica anterior, apresentaram a possibilidade de identificação de padrões no deslocamento dos gastos a partir das categorizações criadas, assim como a percepção de um município polo, Santo Ângelo, que concentra os fluxos referentes a gastos públicos municipais em cultura na região das Missões do Rio Grande do Sul.

Biografía del autor/a

Victor da Silva Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Geografia (UNIFRA), Mestre em Desenvolvimento Regional (UNISC) e doutorando em Geografia (UFPE)

Tiago Costa Martins, Universidade Federal do Pampa - São Borja

Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Professor adjunto do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa - campus São Borja.

Publicado

2016-04-15

Cómo citar

Oliveira, V. da S., & Martins, T. C. (2016). Repercussões territoriais dos investimentos em cultura na Região “Rota Missões” do Rio Grande do Sul. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 6(1), 136–158. https://doi.org/10.24302/drd.v6i1.933

Número

Sección

Artigos