Optometría en Brasil

trayectoria de la producción científica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13.4676

Resumen

La producción científica está constituida por la construcción del conocimiento científico. Las ciencias de la salud constituyen un área de conocimiento de importante interés social y económico; por lo tanto, un análisis de las producciones científicas de los investigadores brasileños en Optometría puede contribuir para mejorar el nivel de investigación en esta ciencia. Se trata de una investigación exploratoria, con enfoque cualitativo y cuantitativo, que tiene como objetivo investigar la producción científica sobre Optometría en el período comprendido entre 2001 y 2021. La fuente de datos, así como el procedimiento de recolección, fue una investigación bibliográfica y documental. El levantamiento de datos de investigación se realizó a partir de la selección de artículos, tesis y disertaciones. Se seleccionaron 38 producciones científicas relacionadas con la ciencia de la Optometría, a saber: artículos científicos (84,22%), disertaciones de maestría (13,13%) y tesis de doctorado (13,15%). En el período de 2001 a 2020, las publicaciones en Optometría tuvieron menor expresión, con un aumento en el número de publicaciones en el año 2021. En cuanto al método, se observó una mayor cantidad de referencias que utilizaron el método cualitativo. El índice con mayor número de artículos es Google Scholar (41,67%), seguido de Scielo (25%) y Latindex (22,22%). Las producciones científicas abarcan las áreas de conocimiento de la Optometría, destacando: agudeza visual, errores de refracción, acomodación visual, lentes y anteojos.

Palabras clave: Optometría. Producción científica. El conocimiento científico. Desarrollo regional.

Biografía del autor/a

Suellen Cristine Haensch, Universidade do Contestado (UNC)

Especialista em Docência no Ensino Superior, pela Universidade do Contestado (UnC) (2014), Pós- Graduada em Alta Optometria, pela UnC (2005), Bacharel em Optometria pela UnC (2004). Atua no ensino, pesquisa e extensão do Curso de Optometria da Universidade do Contestado, na área da Optometria Clínica. No Ensino ministra disciplinas nas áreas de Optometria Pediátrica, Morfofisiologia Ocular, Optometria Clínica, Baixa Visão e Ortóptica. Na Extensão atua na Orientação e Supervisão dos Estágios Supervisionados Obrigatórios. Na área de pesquisa, participa como pesquisadora desde 2014 do Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva e Meio Ambiente ? NUPESC, da UNC. Em 2022, iniciou a participação no Grupo de Pesquisa Educação, Política e Sociedade, da UNC. Orientadora de trabalhos conclusão de curso de graduação, projetos de Iniciação Científica, divulgando seus resultados em eventos científicos, revistas e livros indexados nacionais e internacionais. É docente no Curso Bacharel em Optometria da UnC desde 2012. Atua como Coordenadora do Curso e da Clínica Universitária de Saúde Visual da UNC. Mestranda do Programa strictu sensu em Desenvolvimento Regional da UNC. Atua em consultório particular de Optometria, com 17 anos de efetivo exercício profissional, 07 anos de experiência na área da Educação Técnica e 10 anos de experiência em Docência no Ensino Superior.

Argos Gumbowsky, Universidade do Contestado - UNC

Licenciado em Pedagogia pela Fundação das Escola do Planalto Norte Catarinense (FUNPLOC). Especialista em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal do Paraná (UFPr). Mestre em Educação: Ensino Superior, pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa Universidade: teoria e prática. Atuação profissional: Professor efetivo do quadro do magistério público estadual. No ensino superior é docente credenciado pela Universidade do Contestado (UnC) como docente nos cursos de graduação. Integrante do corpo docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional como responsável pelas disciplinas ‘Universidade e Desenvolvimento Regional’ e Educação e Desenvolvimento Regional’.Integra o banco de avaliadores do MEC/INEP e do CEE/SC.Líder do grupo de pesquisa ‘Educação, Política e Sociedade’ e membro do grupo de pesquisa ´Desenvolvimento Regional´.

Jacir Favretto, Universidade do Contestado (UNC)

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Contestado (1996), graduação em Administração pela Universidade do Contestado (2008), mestrado em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Doutorado do TECSI/EAC/FEA/USP, Departamento de Contabilidade e Atuária. Atualmente é professor titular da Universidade do Contestado UnC, nos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis, Coordenador Operacional Local do Mestrado Associado em Sistemas Produtivos (UnC, Uniplac, Unesc, Univille). Professor na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) nos cursos de Administração, Sistemas de Informação. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Tecnologias de Informação e Comunicação aplicada à Gestão, Inteligência Empresarial, dados abertos, Observatórios de Informação e Sistemas de Produção.

Publicado

2023-03-24

Cómo citar

Haensch, S. C., Gumbowsky, A., & Favretto, J. (2023). Optometría en Brasil: trayectoria de la producción científica. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 13, 85–101. https://doi.org/10.24302/drd.v13.4676

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a