O programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (PPGDR/UNC)
trajetória, conquistas e desafios
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v13ied.esp..5128Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar, num primeiro momento, o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (PPGDR/UNC). O mesmo foi criado no ano de 2006, no município de Canoinhas, região do Planalto Norte de Santa Catarina. Após uma década de atuação e a ascensão à nota 4 (quatro) no ciclo avaliativo da CAPES, o Programa obteve a aprovação de seu curso de Doutorado no ano de 2019. Ao longo de sua trajetória até a atualidade o Programa contribui cientificamente por meio das pesquisas realizadas pelos seus docentes e discentes com diagnósticos em torno das potencialidades e limites do desenvolvimento regional. No âmbito da ação, ou da prática, formou mestres e está formando doutores qualificados para desempenho profissional em âmbito público e privado. Ressalte-se ainda o amplo debate realizado com a administração pública e privada em torno de iniciativas de desenvolvimento. Num segundo momento, o artigo aborda aspectos constitutivos da subárea do desenvolvimento regional no âmbito da área do Planejamento Urbano Regional e Demografia (PLURD). O artigo conclui posicionando desafios ao PPGDR/UNC, bem como a subárea do desenvolvimento regional como forma de intensificar o debate com a comunidade acadêmica.
Palavras-chaves: PPGDR/UNC. Área PLURD. Desenvolvimento regional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.