Aportes da aprendizagem organizacional na indústria de móveis e no desenvolvimento regional
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2343Resumen
Este artigo explora os aportes da aprendizagem organizacional na indústria de móveis e no desenvolvimento regional. O objetivo do estudo foi o de compreender, no fomento ao desenvolvimento regional, o panorama atual da aprendizagem organizacional nas indústrias de móveis da Regiões Fronteira Noroeste e Celeiro/RS, participantes do Projeto de Extensão produtiva e Inovação - PEPI em relação à operacionalização no cotidiano organizacional e sua utilização como diferencial competitivo. Em termos metodológicos, o estudo multicaso, de campo, exploratória e descritiva. As fontes foram documentais, bibliográficas e com entrevistas com empresários e atores integrantes do projeto. Em termos de resultados, o estudo destaca a relevância de iniciativas de cooperação que abrangem o Estado, as Universidades e Empresários, articulados com demais agentes de fomento, como mecanismo de apoio, assessoria, capacitação e promoção da inovação nas cadeias produtivas. Evidencias indicam a importância dos processos de aprendizagem organizacional, destacando as pessoas, processos e estruturas das empresas. A partir do PEPI as empresas da cadeia moveleira se fortaleceram, aumentaram a produção, produtividade e competitividade, indicando aportes positivos nos processos de desenvolvimento regional.
Palavras Chave: Aprendizagem organizacional. Inovação. Cadeia Moveleira. Desenvolvimento Regional.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.