Análise espacial da taxa de cobertura do Programa Bolsa Família para os municípios brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v7i2.1534Palabras clave:
Bolsa Família. Pobreza. Análise Espacial.Resumen
Este trabalho propõe verificar a existência da associação espacial entre a taxa de cobertura do programa Bolsa Família e a taxa de pobreza para os municípios Brasileiros, com o objetivo de verificar se a taxa de cobertura do programa está focalizada nas regiões com maiores taxas de pobreza. A metodologia utilizada consistiu na análise explanatória dos dados espaciais para as variáveis taxa de pobreza e taxa de cobertura do programa. Para as estimações através dos modelos MQO, SAR e SEM, utilizou-se as variáveis taxa de pobreza, taxa de cobertura, número de CRAS, valor total repassado do programa para os munícipios, Índice de Desenvolvimento Humano, acompanhamento da saúde e da educação dos beneficiários. Os resultados apontaram para a existência de autocorrelação positiva entre a taxa de cobertura do programa Bolsa Família e a taxa de pobreza.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.