Educação e capital social: uma relação estreita com o desenvolvimento / Education and social capital: a close relation with development
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v8i2.1776Keywords:
Educação. Capital Social. Desenvolvimento. Education. Social Capital. Development.Abstract
O capital social e educação são variáveis relacionadas ao desenvolvimento. O desenvolvimento do município de Caraguatatuba, situado no litoral norte paulista, apresenta dificuldades relacionadas à rápida expansão urbana e demográfica. O capital social é um dos fatores concernentes à mobilização dos munícipes frente aos desafios presentes em Caraguatatuba. O presente artigo tem o objetivo de verificar a relação entre o capital social da população de Caraguatatuba e o seu nível de educação formal. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, de abordagem quantitativa. O procedimento consistiu na avaliação do acesso à educação formal a partir dos resultados de uma pesquisa quantitativa que caracterizou o capital social da população. Os resultados indicam que acesso à educação em Caraguatatuba articula-se à composição do capital social da população. O grau de confiança entre os sujeitos da pesquisa torna-se menor quanto menor o acesso à instrução formal, o que produz barreiras para organização de redes sociais e de diálogo com o poder público. Conclui-se que o acesso à educação, isoladamente, não potencializa a aptidão para a articulação entre os membros de cada comunidade e para ampliar sua capacidade de institucionalização das demandas sociais e econômicas.
Abstract
Social capital and education are variables related to the development. The development of the municipality of Caraguatatuba, situated on the north coast of São Paulo, presents difficulties related to rapid urban and demographic expansion. The social capital is one of the factors concerning the mobilization of the municípes in front of the present challenges in Caraguatatuba. The purpose of this article is to verify the relation between the social capital of the Caraguatatuba population and their level of formal education. The research is characterized as exploratory, with a quantitative approach. The procedure consisted of comparing official data on schooling in the city of Caraguatatuba and the results of a quantitative survey that characterized the social capital of the population. The results indicate that access to education in Caraguatatuba is linked to the composition of the population's social capital. The degree of trust between the individuals of the research becomes smaller the less the access to formal education, which produces barriers for the organization of social networks and dialogue with the public power. It is concluded that access to education singly does not enhance the ability to articulate among the members of each community and to increase their capacity to institutionalize social and economic demands.
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