Os mercados das cooperativas da agricultura familiar no estado da Bahia: desafios ao enfrentamento da pandemia
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v14.5309Resumo
A pandemia da Covid-19 provocou inúmeras mudanças nas organizações cooperativas, impondo um conjunto de novas realidades junto aos mercados, haja vista que muitas organizações se encontravam dependentes de determinados canais de comercialização, os quais foram afetados pela crise sanitária. Este artigo tem como objetivo analisar a atuação de cooperativas da agricultura familiar do estado da Bahia junto aos mercados no período da pandemia. Para tanto, este trabalho apoiou-se em uma pesquisa com 14 cooperativas dispersas em oito Territórios de Identidade do estado e distribuídas em 11 municípios, tendo ocorrido em duas etapas: aplicação de questionário e “Rodas de Diálogo Virtuais” com os dirigentes das cooperativas. Os resultados demonstram que as cooperativas foram afetadas pela pandemia, mas, em alguma medida, buscaram criar e adaptar estratégias econômicas, sociais e tecnológicas à superação dos desafios impostos pelo fechamento de muitos canais de comercialização.
Palavras-chave: cooperativas; Covid-19; mercados agroalimentares; agricultura familiar.
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