O financiamento da produção sustentável na agricultura familiar
uma análise do PRONAF no estado da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v13.4405Resumo
Diante da importância da agricultura familiar para o estado da Bahia e das políticas que incentivam a produção sustentável no Brasil, este trabalho tem como objetivo apresentar um balanço das linhas de crédito do PRONAF “Verde” no estado da Bahia nos últimos anos, bem como discorrer sobre as potencialidades e os principais desafios destas linhas para a produção sustentável. Esta pesquisa apoiou-se em dados Matriz de Dados do Crédito Rural (MDCR) do Banco Central do Brasil (BCB), no último Censo Agropecuário realizado em 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em revisão de literatura relacionada ao tema e em um conjunto de Leis e Políticas de caráter nacional e estadual que respaldam políticas voltadas à agricultura familiar e à produção sustentável. O percurso metodológico desta pesquisa permitiu combinar dados e informações a fim de confrontar o desempenho da política no estado com a realidade socioprodutiva dos agricultores familiares. Os resultados da pesquisa apontam que as linhas de crédito do PRONAF “Verde” configuram-se como importante política de crédito para a produção de base sustentável. Entretanto, alguns entraves estruturais e institucionais ainda são determinantes para o baixo desempenho da política no estado, o que compromete cada vez mais a transição para sistemas de produção mais sustentáveis.
Palavras-chave: Crédito rural. Políticas Públicas. Produção sustentável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.