A rede cabocla de educadores do Contestado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v14.4749

Resumo

As redes são fluxos dinâmicos, evoluindo e mudando a cada intervalo, impelidas pelas interações entre seus componentes. Neste sentido, o desafio político ao teorizar sobre redes é verificar como elas funcionam na análise dos movimentos sociais. Atualmente, a Rede Contestado é formada principalmente a partir da atuação de educadores, os quais têm desenvolvido projetos com novas perspectivas para o fortalecimento da identidade cabocla e para o ensino sobre o Contestado, num esforço coletivo para a divulgação de narrativas positivas. Este trabalho tem por objetivo sistematizar as orientações para a construção desta Rede, bem como, analisar perspectivas futuras sobre os aspectos políticos pedagógicos e identitários da Rede. Os resultados levantados e discutidos neste trabalho foram obtidos a partir do Primeiro Encontro da Rede Cabocla de Educadores do Contestado. Os temas: material didático, ampliação do público-alvo e formação pedagógica, foram os mais citados na análise coletiva do contexto. Há condições para efetivar a produção coletiva de materiais didáticos a curto prazo, devido ao grande número de projetos já desenvolvidos isoladamente, mas que integrados à rede, ganham novo sentido e força política. A médio prazo é preciso envolver a gestão pública, por meio principalmente das secretarias de educação, com a finalidade de ampliar o público atingido. Por trás dessa temática está o subdesenvolvimento da região do Contestado, onde os indicadores educacionais são muito baixos. Consequentemente, sem que mais educadores tenham acesso aos conhecimentos e práticas pedagógicas sobre o Contestado fica prejudicada a ampliação da Rede. É preciso discutir o currículo e buscar soluções para a formação de educadores no Contestado.

Palavras-chave: Ensino; Identidade; Movimento do Contestado; Redes Sociais.

Biografia do Autor

Eduardo do Nascimento, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais. Instituto Federal de Santa Catarina. Caçador. Santa Catarina. Brasil.

Patricia Frangelli Bugallo Lopes do Nascimento, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em Geografia Cultural. Instituto Federal de Santa Catarina. Caçador. Santa Catarina. Brasil.

William Douglas Gomes Peres, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestre em Administração. Instituto Federal de Santa Catarina. Caçador. Santa Catarina. Brasil.  

Jilson Carlos Souza, Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular

Licenciado em História. Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular. Fraiburgo. Santa Catarina. Brasil. Educador e comunicador popular.

Rogério Rosa Rodrigues, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutor em História. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Florianópolis. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-03-20

Como Citar

Nascimento, E. do, Nascimento, P. F. B. L. do, Peres, W. D. G., Souza, J. C., & Rodrigues, R. R. (2024). A rede cabocla de educadores do Contestado. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 14, 21–42. https://doi.org/10.24302/drd.v14.4749

Edição

Seção

Artigos