Os Os lugares de memória dos movimentos sociorreligiosos do Contestado (SC) e dos Mucker (RS)

the case of Contestado (SC) and Mucker (RS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13.4747

Resumo

O artigo analisa as representações sociais construídas e difundidas sobre os movimentos sociorreligiosos do Contestado, em Santa Catarina, e dos Mucker, no Rio Grande do Sul, nos Caminhos dos roteiros turísticos Caminhos do Contestado e dos Caminhos de Jacobina. Através da identificação e caracterização dos diferentes elementos - monumentos, edificações, cemitérios, ferrovias, praças, sítios históricos, museus, empreendimentos turísticos de diversos segmentos - se realiza uma leitura crítica sobre o contexto de produção desses espaços físicos e em que medida eles podem ser considerados como lugares de memória, na medida em que contribuem para o registro da memória desse passado dos dois movimentos sociorreligiosos. Interessa, de forma especial, discutir a relação existente entre a apropriação da memória e a construção dos roteiros turísticos, com propósitos essencialmente econômicos e de com fins lucrativos, descaracterizando e até mesmo criando personagens, fatos e lugares que não correspondem aos acontecimentos que constituem a história dos movimentos em questão.

Palavras-chave: Lugares de memória. Movimentos sociorreligiosos. Roteiros turísticos. Mucker (RS). Contestado (SC).

Biografia do Autor

Daniel Luciano Gevehr, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) - Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Possuí pós-doutorado em história pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutor em história (2007) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui graduação em história (2000) e mestrado em história (2003) pela mesma Universidade. É Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR - FACCAT), onde também atua como Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Instituições, Ordenamento Territorial e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Regional, das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). É coordenador de Área do Programa Residência Pedagógica (PRP-Capes) do Curso de História da FACCAT. Seu campo de investigação privilegia, atualmente, as questões que envolvem a problemática do patrimônio cultural, da educação patrimonial, da memória,das sensibilidades, da produção dos espaços urbanos, educação e formação docente. Pesquisa, ainda sobre as representações de raça, etnia e gênero. Tem experiência na área de história, educação e desenvolvimento regional, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil e do Rio Grande do Sul, movimentos migratórios históricos e contemporâneos, movimento Mucker, patrimônio cultural, espaços urbanos, memória, representações e relações de gênero, raça e etnia e processos identitários

Caroline Bilhar da Silva, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Bacharel em Biblioteconomia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), bolsista CAPES.

Gabriele Alves Garcia, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT, Bolsista CAPES e Tecnóloga em Processos Gerenciais.  Taquara. Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Gevehr, D. L., Silva, C. B. da, & Garcia, G. A. (2023). Os Os lugares de memória dos movimentos sociorreligiosos do Contestado (SC) e dos Mucker (RS): the case of Contestado (SC) and Mucker (RS). DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 13, 551–588. https://doi.org/10.24302/drd.v13.4747

Edição

Seção

Artigos