A presença do cooperativismo na agricultura do Sul do Brasil
uma breve caracterização a partir dos dados do censo agropecuário 2017
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v12ied.esp.Dossie.3901Resumo
Este artigo apresenta uma caracterização do desenvolvimento do cooperativismo na agricultura da macrorregião Sul do Brasil, a partir dos dados dos Censos Agropecuários de 2006 e de 2017. O trabalho identifica e quantifica os estabelecimentos agropecuários que declararam associação à cooperativa através do mapeamento de características dos produtores e da produção, das características socioeconômicas e das tipologias da agricultura não-familiar e familiar. A metodologia utilizada consistiu na análise de dados dos Censos Agropecuários 2006 e 2017 do IBGE, retirados do website SIDRA a partir da variável ‘associação à cooperativa’. Os resultados revelam uma tendência de fortalecimento do cooperativismo na agricultura da macrorregião Sul do Brasil. Espera-se que esses resultados possam ser tomados como importantes sinalizadores para análises mais profundas do contexto político, social e econômico no qual a agricultura brasileira está inserida e como o cooperativismo pode potencializar o seu desenvolvimento.
Palavras-chave: Cooperativismo. Agricultura. Agricultura familiar. Censo agropecuário.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.