Gestão humanizada e abordagens conceituais a partir de um estudo bibliométrico
contribuições para organizações e territórios
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v11.3747Resumo
A gestão humanizada tem tido cada vez mais destaque nos estudos e nas práticas cotidianas organizacionais e territoriais. Com o objetivo de investigar as principais abordagens teóricas e conceituais do campo da gestão humanizada, foi realizado um estudo bibliométrico sobre este campo, em periódicos internacionais com alto fator de impacto, na base de dados Web of Science, no período de 1976 a 2019, utilizando as técnicas de cocitação e análise fatorial exploratória. Os dados coletados elucidaram quatro abordagens teóricas: cultura ética organizacional, capital social, comportamento moral e antropomorfismo. Os resultados confirmam a inter-relação da gestão humanizada com as quatro abordagens elucidadas, bem como a relevância da gestão humanizada nos estudos organizacionais e territoriais, com destaque para tais abordagens. Esse estudo contribui para ampliar o entendimento dos marcos científicos que permeiam a gestão humanizada, possibilitando desenvolver futuros estudos nesse campo, com base nas lacunas conceituais e empíricas identificadas.
Palavras-chave: Gestão humanizada. Estudos organizacionais e territoriais. Bibliometria.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.