Influência dos fundos de investimentos na formação do preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v12.3260Resumo
Este artigo buscou estudar sobre a temática dos fundos de investimentos e sua influência na formação do preço da soja em grão junto à Bolsa de Cereais de Chicago (CBOT). O objetivo principal consistiu em responder ao problema empírico, verificado já há alguns anos, de que os elementos normais de oferta e demanda influenciam menos na formação destes preços, existindo elementos especulativos mais fortes presentes no cenário. Ou seja, buscou-se verificar em que dimensão os fundos de investimentos (e mesmo outros fundos) influenciam na formação do preço da soja em grão em Chicago. Para tanto, a metodologia utilizada consistiu em técnicas quantitativas de análises, principalmente a partir de análises de correlações e regressões entre as variáveis preço futuro da soja em grão na CBOT e os diversos grupos de traders que negociam na CBOT. Dentre os resultados obtidos, confirmou-se forte influência dos fundos na formação dos preços da soja em Chicago, sendo que o somatório das principais categorias de traders especulativos chega a influenciar em mais de 50% esta formação de preço. O presente artigo contribui com achados empíricos relevantes que destacam a importância do movimento especulativo na formação do preço da soja em grãos.
Palavras-chave: Fundos de Investimento. Soja. Bolsa de Chicago. Economia Regional. Correlação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.