Agricultura urbana: o desenvolvimento de um projeto social
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v7i2.1427Palavras-chave:
Agricultura Comunitária. Alimentos. Social. Economia Solidária.Resumo
A agricultura urbana integra o sistema econômico, ecológico e social. Além de proporcionar segurança alimentar, este estilo de agricultura pode ser entendido como um projeto social. Desse modo modifica a paisagem urbana, proporcionando educação ecológica, inclusão social e práticas de economia solidária. Em vista disso, o objetivo do presente trabalho foi descrever um projeto social de agricultura urbana em uma comunidade localizada no município de Canoas, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Para tanto, o estudo foi caracterizado como descritivo. A pesquisa iniciou com um levantamento bibliográfico sobre agricultura urbana e projeto social. A última etapa foi uma entrevista semiestruturada com a coordenadora de projetos da comunidade. Os resultados mostraram que a agricultura urbana possui, além da dimensão da produção de alimentos, a dimensão social, econômica, ecológica e simbólica. Concluiu-se neste trabalho que, vários projetos desenvolveram-se em torno do cultivo urbano de alimentos cujos principais impactos são: promoção da segurança alimentar, geração de emprego e renda, gestão ambiental, integração social e desenvolvimento de capital humano natural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.