Em tempos de pandemia: uma análise da transparência nas contratações dos estados e capitais do Brasil no combate à COVID – 19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13.3369

Resumo

A transparência nas contratações por parte do governo e o controle social precisam caminhar juntos, especialmente neste momento pelo qual passa o mundo em virtude da pandemia. Diante deste contexto, nasce o objetivo deste estudo que é analisar a transparência dos estados e capitais do Brasil nas contrações referente ao combate à Covid-19, disponibilizado pela Transparência Internacional Brasil (TIB). Metodologicamente trata-se de um estudo descritivo em relação ao objetivo, quanto aos procedimentos considera-se como levantamento de dados secundários e qualitativa em relação à abordagem do problema. A principal contribuição deste estudo vai ao encontro de que quanto maior o controle social maior é a transparência dos estados e capitais do Brasil. Neste momento em que governos têm ampliado significativamente seus gastos e há um relaxamento dos controles sem precedentes, é preciso, mais que nunca, expandir a transparência. Somente com a transparência e o controle social, será possível prevenir o desperdício e a corrupção, pois cada centavo importa para salvar vidas.

Palavras-chave: Covid-19. Controle Social. Transparência Governamental. Estados e Capitais do Brasil.

Biografia do Autor

Ronaldo Leão de Miranda, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutorando e Bolsista CAPES / FAPESC pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração - PPGCC - PPGAD (CAPES 5) da Universidade Regional de Blumenau - FURB (Santa Catarina). Mestre em Desenvolvimento Regional (CAPES 5) pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (Santa Catarina). Bacharel em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Santo Ângelo (Rio Grande do Sul) (CRA - RS nº 048716). Atualmente é pesquisador no GPGDR - Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Gestão e Desenvolvimento Regional. Atuou como bolsista de mestrado CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, participando do grupo de pesquisa NIASS (Núcleo de Integração Ambiente, Sociedade e Sustentabilidade) vinculado ao Centro de Ciências Humanas e da Comunicação da FURB. Atuou como bolsista de iniciação cientifica e extensão, com bolsa fomentada pela URI - Campus de Santo Ângelo, tendo como período de pesquisa os anos de 2012 a 2015. Pesquisou assuntos relacionados a Gestão de Pessoas, Mudança Estratégica Organizacional e Desenvolvimento Socioeconômico e Regional. Atuou como colaborador no Projeto de Extensão - Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação - NEPI MISSÕES, na qual era um Projeto do Estado do Rio Grande do Sul, coordenado pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento - AGDI e executado pela URI - Campus de Santo Ângelo.

Janine Patrícia Jost, Universidade Regional de Blumenau - FURB - Cidade de Blumenau - Estado de Santa Catarina - Brasil

Possui mestrado em Ciências Contábeis (2018) pela Universidade de Blumenau (FURB). Especialização Lato Sensu em Auditoria Contábil e Controladoria (2015), pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI) e graduação em Ciências Contábeis (2011), pela Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA). Atualmente é doutoranda em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Eliane Maria Martins, Univille - Universidade da Região de Joinville

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade da Região de Joinville (1993), com especialização em economia para pessoas de negócios pela FAE/PR (1997), mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (2007) e doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (2017). Atualmente leciona na Univille - Universidade da Região de Joinville e como docente online para os cursos do Grupo Ânima. Também já atuou como professora convidada da UPAP Universidad Politécnica Y Artística Del Paraguay. Atualmente leciona as disciplinas de Fundamentos de Economia - Microeconomia ? Desenvolvimento Econômico - Economia Regional e Urbana - Orientação para Monografia - Sociedade e Meio Ambiente. Tem experiência na área de elaboração de projetos de viabilidade econômico financeira e na área de Economia Regional e Urbana com participação em projeto de EIA/RIMA para duplicação da SC 280 e projetos de impacto ambiental com análise de indicadores socioeconômicos e de cenários micro e macroeconômicos.

Downloads

Publicado

2023-08-25

Como Citar

Miranda, R. L. de, Jost, J. P., & Martins, E. M. (2023). Em tempos de pandemia: uma análise da transparência nas contratações dos estados e capitais do Brasil no combate à COVID – 19. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 13, 256–278. https://doi.org/10.24302/drd.v13.3369

Edição

Seção

Artigos