Análise SWOT na perspectiva do cliente de empresa de serviço

Autores

  • Renato Fabiano Cintra Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS) https://orcid.org/0000-0003-2887-5610
  • Mariana Sayuri Yamasaki Cruz Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Tadeu Gandolfo Kochi Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS)
  • Ivano Ribeiro Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v27.3837

Resumo

A análise SWOT é uma ferramenta de análise do planejamento estratégico, que auxilia na identificação do ambiente interno (pontos fortes e fracos) e ambiente externo (oportunidades e ameaças), com o intuito de proporcionar a sobrevivência, manutenção, crescimento e desenvolvimento da empresa. Nesse contexto, o presente estudo objetivou analisar uma empresa pelo prisma de seus clientes, a partir da análise de SWOT. A empresa analisada foi uma escola de natação, tendo como público crianças e adultos. Na coleta dos dados foi aplicado aos clientes um questionário estruturado em: aspectos internos (atendimentos, aspectos físicos, piscinas e administrativo) e aspectos externos (outros itens). Realizou-se análise descritiva dos resultados e na sequência o teste de Wilcoxon para validação das hipóteses. Na visão dos usuários, a empresa tem mais pontos fortes do que fracos e, suas oportunidades são maiores do que as ameaças. O trabalho contribui por um olhar diferenciado da utilização da análise de SWOT.

Palavras-chave: SWOT. Planejamento Estratégico. Turismo.

Biografia do Autor

Renato Fabiano Cintra, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS)

Doutor em Administração pelo PPGA-UNINOVE/SP (2018), Mestre em Administração pelo PPGA-UEL/PR (2013) e Funcionário Público Federal - Administrador (2012) na UFGD. Professor permanente do Mestrado Profissional de Administração Pública da UFGD e líder do grupo de pesquisa Administração e Política Pública.

Mariana Sayuri Yamasaki Cruz, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Graduação em Turismo pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Tadeu Gandolfo Kochi, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS)

Mestrando no Programa de Administração Pública da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Ivano Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho - PPGA / Uninove, 2016 (Bolsista CAPES). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná - PPGADM / UFPR, 2012 (Bolsista CAPES). Especialista em Gestão Estratégica pela UNIOESTE, 2008. Especialista em Ciências Sociais Aplicadas à Analise Regional pela UNIOESTE, 2006. Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, 2004. Professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e da linha de Estratégia e Competitividade do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Editor Associado da Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE). Editor chefe da Revista Competitividade e Sustentabilidade - ComSus. Líder do Grupo de Pesquisa em Estratégia e Competitividade - GPEC. Líder do tema Estratégia Comportamental / Divisão ESO da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ANPAD. Pesquisa principalmente nas áreas de estratégia e tomada de decisão, aspectos comportamentais da estratégia, com ênfase em métodos quantitativos e análise de dados numéricos.

Publicado

2022-07-26

Como Citar

Cintra, R. F., Cruz, M. S. Y., Kochi, T. G., & Ribeiro, I. (2022). Análise SWOT na perspectiva do cliente de empresa de serviço. Ágora : Revista De divulgação científica, 27, 95–116. https://doi.org/10.24302/agora.v27.3837

Edição

Seção

Artigos