Análise SWOT na perspectiva do cliente de empresa de serviço

Autores/as

  • Renato Fabiano Cintra Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS) https://orcid.org/0000-0003-2887-5610
  • Mariana Sayuri Yamasaki Cruz Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Tadeu Gandolfo Kochi Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS)
  • Ivano Ribeiro Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v27.3837

Resumen

El análisis SWOT es una herramienta de análisis de la planificación estratégica, que ayuda a identificar el entorno interno (fortalezas y debilidades) y externo (oportunidades y amenazas), con el fin de facilitar la supervivencia, mantenimiento, crecimiento y desarrollo de la empresa. En este contexto, este estudio tuvo como objetivo analizar una empresa a través del prisma de sus clientes, a partir del análisis SWOT. La empresa analizada era una escuela de natación, dirigida a niños y adultos. Durante la recogida de datos, se aplicó a los clientes un cuestionario estructurado en: aspectos internos (servicios, aspectos físicos, piscinas y administrativos) y aspectos externos (otros ítems). Se realizó un análisis descriptivo de los resultados, seguido de la prueba de Wilcoxon para validar las hipótesis. En opinión de los usuarios, la empresa tiene más fortalezas que debilidades y sus oportunidades son mayores que sus amenazas. El trabajo contribuye a una mirada diferente al uso del análisis SWOT.

Biografía del autor/a

Renato Fabiano Cintra, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS)

Doutor em Administração pelo PPGA-UNINOVE/SP (2018), Mestre em Administração pelo PPGA-UEL/PR (2013) e Funcionário Público Federal - Administrador (2012) na UFGD. Professor permanente do Mestrado Profissional de Administração Pública da UFGD e líder do grupo de pesquisa Administração e Política Pública.

Mariana Sayuri Yamasaki Cruz, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Graduação em Turismo pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Tadeu Gandolfo Kochi, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS)

Mestrando no Programa de Administração Pública da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Ivano Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho - PPGA / Uninove, 2016 (Bolsista CAPES). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná - PPGADM / UFPR, 2012 (Bolsista CAPES). Especialista em Gestão Estratégica pela UNIOESTE, 2008. Especialista em Ciências Sociais Aplicadas à Analise Regional pela UNIOESTE, 2006. Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, 2004. Professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e da linha de Estratégia e Competitividade do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Editor Associado da Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE). Editor chefe da Revista Competitividade e Sustentabilidade - ComSus. Líder do Grupo de Pesquisa em Estratégia e Competitividade - GPEC. Líder do tema Estratégia Comportamental / Divisão ESO da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ANPAD. Pesquisa principalmente nas áreas de estratégia e tomada de decisão, aspectos comportamentais da estratégia, com ênfase em métodos quantitativos e análise de dados numéricos.

Publicado

2022-07-26

Cómo citar

Cintra, R. F., Cruz, M. S. Y., Kochi, T. G., & Ribeiro, I. (2022). Análise SWOT na perspectiva do cliente de empresa de serviço. Ágora : Revista De divulgação científica, 27, 95–116. https://doi.org/10.24302/agora.v27.3837

Número

Sección

Artigos