Análise SWOT na perspectiva do cliente de empresa de serviço
DOI:
https://doi.org/10.24302/agora.v27.3837Resumo
A análise SWOT é uma ferramenta de análise do planejamento estratégico, que auxilia na identificação do ambiente interno (pontos fortes e fracos) e ambiente externo (oportunidades e ameaças), com o intuito de proporcionar a sobrevivência, manutenção, crescimento e desenvolvimento da empresa. Nesse contexto, o presente estudo objetivou analisar uma empresa pelo prisma de seus clientes, a partir da análise de SWOT. A empresa analisada foi uma escola de natação, tendo como público crianças e adultos. Na coleta dos dados foi aplicado aos clientes um questionário estruturado em: aspectos internos (atendimentos, aspectos físicos, piscinas e administrativo) e aspectos externos (outros itens). Realizou-se análise descritiva dos resultados e na sequência o teste de Wilcoxon para validação das hipóteses. Na visão dos usuários, a empresa tem mais pontos fortes do que fracos e, suas oportunidades são maiores do que as ameaças. O trabalho contribui por um olhar diferenciado da utilização da análise de SWOT.
Palavras-chave: SWOT. Planejamento Estratégico. Turismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ágora : revista de divulgação científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.