O idoso e a informatização de sistemas

uma reflexão sobre uma possível restrição do acesso do idoso à previdência social

Autores

  • Nicoli Fernandes Farias Universidade do Contestado (UNC)
  • Adriane de Oliveira Ningeliski Universidade do Contestado; Centro Universitário Unibrasil

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4424

Palavras-chave:

Acesso, Constituição, Restrição, Idoso, Informatização, Previdência Social

Resumo

O presente artigo tem por objetivo questionar a expansão do sistema previdenciário no que tange ao acesso da população idosa e vulnerável em um contexto de informatização e desenvolvimento de tecnologias em face ao atendimento, informação e requerimento de seus próprios direitos. Evidenciando as dificuldades enfrentadas por esse público e a negligência a eles apresentada com relação à inserção e desenvolvimento de habilidades que permitam a acessibilidade de forma mais viável e prática. Ademais, o trabalho utiliza o método dedutivo, tendo em vista que presume a existência de uma restrição ao acesso dos idosos à Previdência Social, frente à expansão das tecnologias para acesso. Por fim, o resultado demonstra uma problemática a ser superada, a qual em períodos próximos e gerações futuras ainda será dificultosa e inviável, tendo em vista que se constatou uma larga restrição ao acesso principalmente aos idosos e aos hipossuficientes em condição de dependentes da Previdência.

Biografia do Autor

Nicoli Fernandes Farias, Universidade do Contestado (UNC)

Graduanda em Direito, Universidade do Contestado, Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil

Adriane de Oliveira Ningeliski, Universidade do Contestado; Centro Universitário Unibrasil

Doutora e Mestre em Direito, Centro Universitário Autônomo do Brasil, Docente e Pesquisadora da Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-06-17

Como Citar

Farias, N. F., & Ningeliski, A. de O. (2024). O idoso e a informatização de sistemas: uma reflexão sobre uma possível restrição do acesso do idoso à previdência social. Academia De Direito, 6, 750–774. https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4424

Edição

Seção

Artigos