A liberdade de expressão e o discurso de ódio

há limites para a liberdade de expressão?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4422

Palavras-chave:

Liberdade de Expressão, Discurso de ódio, Limites, Mídias Sociais

Resumo

Na presente pesquisa será abordado sobre a Liberdade de Expressão e o Discurso de ódio. Com o desenvolvimento desta pesquisa busca-se trazer à baila a possibilidade deste direito fundamental da liberdade de expressão, ser relativizado em face de outro direito fundamental, ou se a sociedade pode se utilizar deste direito para se eximir de suas atitudes, sem qualquer tolerância. Se é possível haver restrições. O método utilizado foi o Dedutivo, o estudo foi desenvolvido através de pesquisas bibliográficas, utilizando-se de doutrinadores e outros estudiosos da área. O resultado mostrará num geral do que se trata cada um destes direitos discutidos, os limites e restrições que podem vir a ser aplicados em determinados casos, a influência das mídias sociais, bem como o entendimento dos Tribunais Superiores. A Liberdade de expressão é um direito fundamental indispensável para o indivíduo e sociedade, porém é de extrema importância ressaltar que pode esta ser restringida e limitada, não sendo um direito absoluto, que pode ser utilizado sem qualquer cuidado e responsabilidade, quando em colisão com outros direitos fundamentais como o direito à honra, à intimidade e dignidade humana.

Biografia do Autor

Cristin Weirich Rucks, Universidade do Contestado (UNC)

Graduanda em Direito, Universidade de Contestado (UnC). Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Morgana Henicka Galio, Universidade do Contestado (UNC)

Doutoranda em Direito pelo Programa de Doutoramento de Ciências Jurídicas da UMINHO. Mestre em Direito pela UFSC. Professora do Curso de Direito da Universidade do Contestado Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-06-13

Como Citar

Rucks, C. W., & Galio, M. H. (2024). A liberdade de expressão e o discurso de ódio: há limites para a liberdade de expressão?. Academia De Direito, 6, 647–669. https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4422

Edição

Seção

Artigos