Refugiado: uma análise sobre a condição de refugiado no Brasil e no mundo

Autores/as

  • Maria Eduarda Dittrich Universidade do Contestado (UNC)
  • Krishna Schneider Treml Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4588

Palabras clave:

Refugiado, Direitos humanos, Previsão legislativa

Resumen

O presente artigo analisa o conceito e a condição de refugiado na contemporaneidade, bem como as dificuldades encontradas em face às barreiras jurídicas, políticas, sociais e policiais instituídas pelos Estados. A reflexão sobre esta temática é de suma importância, ante a imperiosa necessidade de maior proteção aos expatriados, em conformidade com o que dispõe a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Isto porque, em tal injunção resta expressa a obrigação de assegurar a todo ser humano, vítima de perseguição, conflito ou guerra, o direito de receber proteção internacional em outro país. Igualmente, o presente artigo faz menção às dificuldades enfrentadas pelos refugiados que na maioria das vezes são forçados a deixar seus países de origem devido às hostilidades ou em razão de perseguições decorrentes de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opinião política.

Biografía del autor/a

Maria Eduarda Dittrich, Universidade do Contestado (UNC)

[1]Graduada em Direito, Universidade do Contestado, Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Krishna Schneider Treml, Universidade do Contestado (UNC)

Doutoranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado UNC (2021). Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado UNC (2020). Docente do Curso de Direito da Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Publicado

2024-07-08

Cómo citar

Dittrich, M. E., & Treml, K. S. (2024). Refugiado: uma análise sobre a condição de refugiado no Brasil e no mundo. Academia De Direito, 6, 1609–1627. https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4588

Número

Sección

Artigos