As implicações socioambientais relacionadas a comercialização do crédito de carbono

Autores/as

  • Vanessa Eliza Bauer Universidade do Contestado (UNC)
  • Krishna Schneider Treml Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4574

Palabras clave:

Crédito de Carbono, Protocolo de Kyoto, Aquecimento Global, Gás Carbônico

Resumen

O presente artigo busca compreender o contexto histórico e a aplicação do comércio de Carbono ao longo dos anos, desde sua previsão instituída por intermédio do Protocolo de Kyoto. Dessa forma, objetiva-se analisar as implicações ambientais e sociais trazidas com a implementação deste comércio, em um cenário de necessidade de mudanças e soluções, perante o aumento no aquecimento global. Além disso, questiona-se a aplicabilidade do Crédito de Carbono no que concerne aos resultados práticos para a diminuição da emissão de gases causadores do efeito estufa, em especial, o Dióxido de Carbono. Utiliza-se a metodologia qualitativa e o método de abordagem dedutivo, através de uma análise doutrinária e documental, bem como pesquisas bibliográficas, especialmente relacionadas às áreas do Direito Ambiental e afins. Destarte, como conclusão do contexto apresentado, destaca-se a necessidade de regulamentação nacional sobre o tema, bem como, a urgência na implementação de projetos que diminuam a emissão do gás carbônico, em ações conjuntas no âmbito internacional.

Biografía del autor/a

Vanessa Eliza Bauer, Universidade do Contestado (UNC)

Graduada em Direito, Universidade do Contestado, Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Krishna Schneider Treml, Universidade do Contestado (UNC)

Doutoranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado UnC (2021). Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado UnC (2020). Docente do Curso de Direito da Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Publicado

2024-07-08

Cómo citar

Bauer, V. E., & Treml, K. S. (2024). As implicações socioambientais relacionadas a comercialização do crédito de carbono. Academia De Direito, 6, 1533–1560. https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4574

Número

Sección

Artigos