Feminismo

o combate a cultura do estupro

Autores/as

  • Ariane Corrêa de Lara Universidade do Contestado (UnC)
  • Adriane de Oliveira Ningeliski Universidade do Contestado; Centro Universitário Unibrasil

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3160

Palabras clave:

Feminismo, Empoderamento, Cultura do Estupro, Direitos da Mulher

Resumen

O feminismo é um movimento social, político e econômico que luta por direitos iguais entre mulheres e homens. Discute o empoderamento feminino, sororidade e a experiência subjetiva entre mulheres. É uma aliança na qual todas são irmãs nas batalhas contra a opressão masculina e patriarcal. Também é uma forma de entender, discutir e combater a cultura do estupro, que culpabiliza as vítimas de violência sexual, sendo uma forma de conscientização social. O objetivo do presente estudo é demonstrar como o feminismo é uma forte opção para a desmitificação do crime de estupro e para a educação de jovens para ter o respeito necessário para com as mulheres. A metodologia utilizada é dedutiva, pois o tema é pertinente, pois o Brasil tem elevados índices de violência sexual contra as mulheres e este crime é até mesmo incentivado nas redes sociais, onde há páginas específicas para destilar o ódio às mulheres. O desrespeito pela condição da mulher como um ser humano é uma das principais causas da cultura do estupro e o feminismo luta para desconstruir a ideia de que a mulher nasceu para servir e que não possui quaisquer direitos. Luta para que seja reconhecida a mulher a sua dignidade e seus direitos.

Biografía del autor/a

Ariane Corrêa de Lara, Universidade do Contestado (UnC)

Acadêmica do Curso de Direito da Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Adriane de Oliveira Ningeliski, Universidade do Contestado; Centro Universitário Unibrasil

Doutoranda e Mestre em Direito, Centro Universitário Autônomo do Brasil, Docente e Pesquisadora da Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Publicado

2021-06-28

Cómo citar

Lara, A. C. de, & Ningeliski, A. de O. (2021). Feminismo: o combate a cultura do estupro. Academia De Direito, 3, 541–566. https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3160

Número

Sección

Artigos