A preservação do patrimônio cultural e o desenvolvimento regional

uma análise da proteção jurídica catarinense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v5.4332

Palavras-chave:

Preservação, Cultura, Patrimônio, Desenvolvimento, Santa Catarina

Resumo

O presente artigo tem como finalidade discutir a preservação do patrimônio cultural e sua relação com o desenvolvimento regional através de uma análise da proteção jurídica catarinense. O questionamento aventado é se a proteção legal do patrimônio cultural no Estado de Santa Catarina pode implicar em meios para o desenvolvimento do estado. Por conseguinte, o objetivo geral é analisar o arcabouço jurídico da proteção legal do patrimônio cultural no Estado de Santa Catarina como meio de desenvolvimento regional. Nessa toada, os objetivos específicos têm como foco apresentar a evolução histórica do conceito de patrimônio, bem como outros conceitos-chave. Posteriormente, serão explicitadas as legislações patrimoniais de cunho internacional e nacional e do Estado de Santa Catarina. Por fim, é analisada a importância da proteção do patrimônio cultural para o desenvolvimento regional. O método de pesquisa utilizado é indutivo, partindo-se de indagações particulares e dirigindo-se às considerações mais abrangentes. O tipo de pesquisa é bibliográfico e documental indireto. Conclui-se que a preservação do patrimônio cultural possibilita o desenvolvimento regional e que Santa Catarina possui legislação forte de preservação, o que contribui para o processo de formação do capital social e o crescimento do sentimento de pertencimento e autoestima da população, elementos significativos para a valorização e preservação do patrimônio cultural.

Biografia do Autor

Matheus Augusto Wünsche de Oliveira, Universidade do Contestado (UNC)

Graduando em Direito pela Universidade do Contestado (UNC). Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil

Patricia Minini Wechinewsky Guerber, Universidade do Contestado (UNC)

Doutoranda em Desenvolvimento Regional pelo Programa de pós-graduação strictu sensu Doutorado em Desenvolvimento Regional – PDDR pela UNC. Mestre em Direito das Relações Internacionais e Integração da América Latina pela Universidad de La Empresa – Uruguai. Tem pós-graduação latu sensu em Direito Privado Contemporâneo pela UNC – Universidade do Contestado, em Direito Processual Civil pela UNIDERP e em Tradução de Inglês na Universidade Estácio de Sá. Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (2002). Atualmente é coordenadora adjunta do curso de Direito e professora no curso de Direito da Universidade do Contestado (UNC). Campus Mafra. Santa Catarina.

 

Downloads

Publicado

2023-08-30

Como Citar

Oliveira, M. A. W. de, & Guerber, P. M. W. (2023). A preservação do patrimônio cultural e o desenvolvimento regional: uma análise da proteção jurídica catarinense. Academia De Direito, 5, 884–908. https://doi.org/10.24302/acaddir.v5.4332

Edição

Seção

Artigos