Mediação empresarial

uma nova perspectiva sobre os conflitos

Autores

  • Michele Aparecida dos Santos Bueno Universidade do Contestado (UNC)
  • Carlos Gustavo Machado Universidade do Contestado (UNC)
  • Ramon Macanhan Granemann de Souza Universidade do Contestado (UNC)
  • Elizeu Luiz Toporoski Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v5.4142

Palavras-chave:

Conflitos , Crise , Mediação empresarial

Resumo

A atividade empresária faz com que diversos conflitos venham a emergir no cotidiano, resultando na necessidade de efetivo resultado mediante um devido processo legal que atenda os interesses das partes. Todavia busca-se acessar à justiça através do Poder Judiciário, que se encontra defasado, não é célere, e, com isso, não satisfazem o interesse dos próprios envolvidos. Com efeito, surgem os meios autocompositivos para resolução dos conflitos, em especial, na seara Empresarial. Dentre outros, surge a mediação ou conciliação Empresarial. Sendo um método cordial dos litígios, não apenas para solucioná-los, mas transformá-los, possibilitando as partes a serem protagonistas de seus próprios interesses. O presente estudo tem como objetivo apresentar a mediação e conciliação empresarial como mecanismos adequados de resolução de conflitos com o intuito de melhor esclarecer as relações interpessoais das partes e efetivamente resolver a lide. Nessa toada utiliza-se o método de abordagem dedutivo, tendo em vista a mediação ou conciliação colocarem-se como forma de tratamento adequado de conflitos empresariais. Além disso, a mediação e conciliação contribuem ao sistema judiciário, como uma solução mais célere e transformadora. Por fim, a mediação e conciliação empresarial proporcionam benefícios significativos para solução dos litígios no Direito Empresarial, priorizando um método mais célere e de livre manifestação das partes o que proporciona mais qualidade na obtenção da Justiça.

Biografia do Autor

Michele Aparecida dos Santos Bueno, Universidade do Contestado (UNC)

Graduanda em Direito, aluno da Universidade do Contestado – Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Carlos Gustavo Machado, Universidade do Contestado (UNC)

Graduando em Direito, aluno da Universidade do Contestado – Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Ramon Macanhan Granemann de Souza, Universidade do Contestado (UNC)

Graduando em Direito, aluno da Universidade do Contestado – Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Elizeu Luiz Toporoski, Universidade do Contestado (UNC)

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós-Graduação (especialização) em Direito Público pela Escola da Magistratura Federal do Paraná/Faculdades Integradas do Brasil. Mestre em Direito pelo Programa de Mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário Unibrasil. Docente da Universidade do Contestado (UnC). Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2023-08-28

Como Citar

Bueno, M. A. dos S., Machado, C. G., Souza, R. M. G. de, & Toporoski, E. L. (2023). Mediação empresarial: uma nova perspectiva sobre os conflitos. Academia De Direito, 5, 728–743. https://doi.org/10.24302/acaddir.v5.4142

Edição

Seção

Artigos