A tutela de urgência como garantia de efetividade do princípio do acesso à justiça

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v5.4075

Palavras-chave:

Justiça, Morosidade, Processo

Resumo

O Poder Judiciário Brasileiro, sempre enfrentou morosidade no que tange ao andamento processual. A Constituição da República Federativa do Brasil em seu artigo 5º, o qual dispõe de direitos e garantias fundamentais, assegura que a todos no âmbito judicial e administrativo será assegurado o devido processo legal e a duração razoável do processo. Nesse ínterim a presente pesquisa procurou verificar se a Tutela de urgência que é o meio processual utilizado a fim de antecipar ou proteger o que se busca no processo é medida favorável e eficaz quando provados elementos suficientes que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo auxiliando ou não na celeridade e no processo legal. Fundamentar a efetividade do princípio constitucional da celeridade processual, bem como se o procedimento de tutela de urgência no processo civil brasileiro atende o tempo hábil de concessão á parte a qual pleiteou apresentar os dados processuais que correlacionam as ações de tutela de urgência e a concessão do benefício à parte, com base nos dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), bem como a efetividade dos elementos que indicam a probabilidade do direito e o perigo na demora das demandas processuais brasileiras. E tendo como conclusão, mediante os ensinamentos apresentados, no tocante à problemática da presente pesquisa as tutelas de urgência têm se mostrado eficazes a garantir o princípio da duração razoável do processo, celeridade do processo e o devido processo legal.

Biografia do Autor

Heloisa de Lima, Universidade do Contestado (UNC)

Discente do curso de Direito da Universidade do Contestado. Campus Mafra. 10 ª fase. Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Ana Cassia Gatelli Pscheidt, Universidade do Contestado (UNC)

Advogada (desde 2007) e professora do Curso de Direito na Universidade do Contestado campus Mafra/SC (desde agosto de 2011). Especialista em Criminologia. Especialista em Direito Processual Civil. Especialista em Direito do Trabalho. Especialista em Direito Ambiental. Especialista em Metodologia da Educação no Ensino Superior. Pós-graduanda em Direito Previdenciário. Rio Negro. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2023-08-28

Como Citar

Lima, H. de, & Pscheidt, A. C. G. (2023). A tutela de urgência como garantia de efetividade do princípio do acesso à justiça. Academia De Direito, 5, 690–712. https://doi.org/10.24302/acaddir.v5.4075

Edição

Seção

Artigos