Gerenciamento sustentável nas empresas perante o compliance ambiental

Autores

  • Jaime Vinícius Zanella Universidade do Contestado (UNC)
  • Viviane Candeia Paz de Santana Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v5.4034

Palavras-chave:

gerenciamento empresarial, lei ambiental, impactos socioambientais, risco ambiental, sustentabilidade

Resumo

O artigo estimula o pensamento acerca do desenvolvimento sustentável para empresas diante do compliance ambiental, considerando aspectos legais ligados à proteção e preservação do meio ambiente. Muitas empresas podem estar em desconformidade com os regulamentos e leis ambientais, demonstrando fragilidade quando o assunto é sustentabilidade. O sistema de compliance surge no direito com o intuito organizacional dentro das instituições públicas e privadas. Dessa forma, a pesquisa procura investigar se a implementação do compliance ambiental auxilia na maior eficácia do desenvolvimento sustentável nas empresas, para tanto, utilizou-se na pesquisa o método dedutivo com uma considerável pesquisa bibliográfica. O trabalho, encontra-se dividido em três partes, o primeiro é responsável por demonstrar a relevância do compliance ambiental nas empresas; no segundo disserta-se sobre os impactos ambientais provenientes da atividade empresarial, enquanto, no terceiro, destacam-se o compliance ambiental e a eficiência no meio ambiente. Por fim, entende-se que de fato o atual modelo de produção produz impactos ambientais significativos, contudo, o compliance poderá auxiliar na prevenção de riscos ambientais e também auxiliar no desenvolvimento sustentável, assim estabelecendo equilíbrio entre as atividades empresariais e a sustentabilidade ambiental.

Biografia do Autor

Jaime Vinícius Zanella, Universidade do Contestado (UNC)

Acadêmico do Curso de Direito da Universidade do Contestado (UNC). Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Viviane Candeia Paz de Santana, Universidade do Contestado (UNC)

Doutora em Direito UNIVALI. Mestre em Direito UNIJUÍ. Diploma de Estudos Avançados Programa de Doctorado em Derecho UNILEON/ESPANHA. Docente do Curso de Direito da Universidade do Contestado (UNC). Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Zanella, J. V., & Santana, V. C. P. de. (2023). Gerenciamento sustentável nas empresas perante o compliance ambiental. Academia De Direito, 5, 590–605. https://doi.org/10.24302/acaddir.v5.4034

Edição

Seção

Artigos