O direito à morte digna em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v5.4028

Palavras-chave:

morte digna, dignidade humana, pandemia

Resumo

Considerando-se as pandemias que acometeram a humanidade surge a questão da terminalidade da vida e o respeito pela dignidade da pessoa humana neste momento final. Nesse contexto é necessário analisar o fenômeno do direito à morte digna e os fatores e implicações que o cercam. Para esse fim foi utilizado o método dedutivo, com técnica de pesquisa bibliográfica. Verificou-se que a ocorrência em grande escala da mistanásia como principal fator de indignidade no momento final da vida em tempos de pandemia, sendo que quando tornam-se pacientes, a legislação e as práticas médicas buscam trazer uma morte sem sofrimentos ao paciente, de modo a garantir uma morte digna, pois a autonomia da vontade para alcançar esse direito nem sempre é observada.

Biografia do Autor

Renan Matheus Deparis de Carli, Universidade do Contestado (UNC)

Graduando em Direito, Universidade do Contestado. Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Eduardo Puhl, Universidade do Contestado (UNC)

Doutorando em Direito na Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc. Mestre em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc (2020). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa “Proteção Das Liberdades Na Sociedade Do Controle” (CNPq/UNOESC). Membro do Grupo de Pesquisa "Justiça, Sociedade e Direitos Humanos" (CNPq/UnC). Professor do Curso de Direito da Universidade do Contestado (UNC) - Campus Concórdia, Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Carli, R. M. D. de, & Puhl, E. (2023). O direito à morte digna em tempos de pandemia. Academia De Direito, 5, 564–589. https://doi.org/10.24302/acaddir.v5.4028

Edição

Seção

Artigos