Análises microbiológicas de bionsumos multiplicados a partir de Bacillus e Trichoderma em biofábricas na região de Curitibanos – SC
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v13.5135Resumen
O desenvolvimento do agronegócio brasileiro tem sido cada vez mais pautado no uso de microrganismos na agricultura. Com a crescente demanda por produtos biológicos, muitos agricultores passaram a multiplicar bactérias e fungos em suas propriedades em biofábricas, em um sistema conhecido como on farm. Entretanto, essas instalações são comumente desprovidas de qualquer controle sanitário e isso resulta em baixíssima multiplicação do microrganismo alvo e predominância de contaminantes. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho foi analisar a qualidade de produtos multiplicados a partir de produtos à base de Bacillus e Trichoderma na região de Curitibanos – SC. As análises compreenderam aspectos de pH, coloração e quantificação de microrganismos multiplicados, tanto os provenientes do produto original como os contaminantes, com base em características morfológicas das colônias. A maior parte das amostras não apresentava o microrganismo que os produtores desejavam propagar, e todas as amostras analisadas apresentavam microrganismos contaminantes. Os dados revelam que a multiplicação a partir das biofábricas não foi eficiente para gerar bioinsumos com qualidade e concentração adequada. Esses microrganismos multiplicados, se utilizados em áreas agrícolas, contaminarão o solo, plantas e, possivelmente, recursos hídricos, e representam um considerável risco para a saúde ambiental, bem como humana.
Palavras-chave: inoculantes; sistema on farm; controle biológico.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado, permitindo-se a reprodução em outro periódico, se indicada a fonte. O mesmo deve ocorrer quando se quer publicar nesta revista, artigos já publicados em outras, desde que seja referenciada a origem na abertura do artigo.