Brasil

indicadores de risco para o desenvolvimento infantil na atenção primária a saúde do município de Joinville

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v12.4851

Resumen

Objetivo: Descrever os indicadores de risco para o desenvolvimento em bebês de um Programa de acompanhamento neuropsicomotor. Métodos:  Estudo retrospectivo, descritivo, com análise quantitativa e correlação dos critérios de riscos de crianças egressas da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal de Joinville-SC, no período de 2009 a 2019. Resultados: No total de 1044 prontuários, 48,7%, com idade gestacional menor ou igual a 33 semanas, 35,9% ventilação mecânica, 33% malformação congênita e 32,4% peso menor ou igual a 1500 gramas. A idade gestacional e o peso ao nascer foram associados a ventilação mecânica, malformação, apneia e hemorragia. E a idade menor ou igual a 33 semanas apresentou maior associações a infecção grave, meningite neonatal, síndrome hipóxico isquêmica (p=0,00).  Conclusão: A prematuridade e baixo peso ao nascer estiveram associados a diferentes fatores de risco e devem ser monitorados em bebês, visando melhoria no cuidado e atenção a saúde e desenvolvimento integral da criança.

Palavras-chave: Recém-nascido prematuro; Desenvolvimento infantil; Atenção Primária à Saúde; Fatores de risco.

Biografía del autor/a

Fátima Mucha, Prefeitura Municipal de Joinville

Mestre pela Univille (Universidade da Região de Joinville). Pediatra, Prefeitura Municipal de Joinville, Secretária da Saúde. Joinville. Santa Catarina. Brasil.

Luziane Bombazar Blume, Prefeitura Municipal de Joinville

Mestre pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Fisioterapeuta, Prefeitura Municipal de Joinville, Secretaria da Saúde. Joinville. Santa Catarina. Brasil.

Juliana Cemin, Prefeitura Municipal de Joinville

Doutora pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Fonoaudióloga, Prefeitura Municipal de Joinville, Secretaria da Saúde. Joinville. Santa Catarina. Brasil.

Ana Paula Duca, Universidade Tuiuti do Paraná. Associação Educacional Luterana, Bom Jesus Ielusc. Faculdade Ielusc

Doutoranda em Distúrbios da Comunicação UTP (Universidade Tuiuti do Paraná). Docente do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade Ielusc. Joinville. Santa Catarina. Brasil.

Rosane Sampaio Santos, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutora pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Coordenadora e Docente do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação UTP (Universidade Tuiuti do Paraná) Curitiba. Paraná. Brasil.

Publicado

2023-08-22

Cómo citar

Mucha, F. ., Blume, L. B., Cemin, J., Duca, A. P., & Santos, R. S. (2023). Brasil : indicadores de risco para o desenvolvimento infantil na atenção primária a saúde do município de Joinville. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 12, 192–204. https://doi.org/10.24302/sma.v12.4851

Número

Sección

Artigos