Elaboração de disciplina de redes de atenção à saúde através da educação interprofissional
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3423Resumen
Introdução: A interprofissionalidade ocorre quando duas ou mais profissões trabalham juntas para alcançar objetivos comuns e permite que profissionais da saúde trabalhem juntos para resolver questões relacionadas a saúde do indivíduo e/ou de uma comunidade1. Este conhecimento é fundamental no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e na formação dos profissionais da saúde. Um dos objetivos grupo Redes de Atenção, do PET Saúde/Interprofissionalidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é proporcionar aos alunos dos cursos de enfermagem, farmácia e medicina conhecimentos teóricos sobre o funcionamento da Rede de Atenção à Saúde do município de Curitiba, além de vivências práticas em serviços selecionados e interações com alunos e profissionais da saúde de diferentes áreas, visando o entendimento sobre a importância do trabalho interprofissional no contexto do SUS. Objetivo: relatar a experiência de construção da disciplina intitulada “Redes de Atenção à Saúde (RAS)” no contexto do desenvolvimento das atividades de um grupo PET na UFPR. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva. Resultado: A disciplina ‘Redes de Atenção à Saúde’ foi construída a partir da vivência de alunos, tutores e preceptores do PET em equipamentos de saúde que compõem a Rede de Atenção do município de Curitiba, como um Centro de Atenção Psicossocial, o Laboratório Municipal, uma Unidade Básica de Saúde e uma Unidade de Pronto-Atendimento. Essas vivências revelaram que os aprendizados e experiências proporcionados pelo PET Saúde/Interprofissionalidade são importantes na formação dos cursos de saúde, que, por vezes, possuem carências na abordagem da temática das RAS. Dessa forma, a disciplina possui como objetivo proporcionar, a partir do reconhecimento e vivência das dinâmicas de diversos equipamentos de saúde componentes da RAS, a reflexão dos conceitos: redes de atenção à saúde, gestão do cuidado e articulação de redes. Possui caráter optativo e carga horária total de 60h, sua ementa foi planejada a partir da metodologia ativa de ensino e está estruturada em um formato que permite que os alunos interessados possam ter 12h de vivência prática em cada um dos quatro serviços selecionados. Até agosto de 2020, a disciplina foi aprovada pelo colegiado do curso de farmácia da Universidade. Considerações finais: A disciplina a ser ofertada permite sensibilizar e modificar paradigmas de processos de trabalhos para os estudantes envolvidos que considerem a interprofissionalidade como filosofia corrente de trabalho.
Palavras-chave: Educação Interprofissional; Atenção à Saúde; Assistência à Saúde; Sistema Único de Saúde.
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