Representações da equipe interprofissional sobre o processo de avaliação

construção de uma mandala

Autores/as

  • Douglas Neves do Nascimento Faculdades Integradas de Três Lagoas
  • Fernanda Genevro Marchewicz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maria Heloísa do Nascimento Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Juliana Dias Reis Pessalacia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Larissa Martins Linard Secretaria Municipal de Saúde. Mato Grosso do Sul.
  • Liliane Patrícia Plentz Faculdades Integradas de Três Lagoas. Mato Grosso do Sul.
  • Tatiana Carvalho Reis Martins Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3386

Resumen

Introdução: No processo avaliativo busca-se evidenciar diferentes questões sobre o processo de trabalho da equipe, construindo-se um espaço de ampliação das habilidades individuais, coletivas e a negociação para a construção do comum. A criatividade e a inovação tornam-se necessárias neste processo, destacando-se o uso de Mandalas enquanto figuras concêntricas e ancestrais que simbolizam a totalidade e a integração do grupo1. A confecção de mandalas consiste em uma técnica bastante utilizada na arteterapia contemporânea, inclusive na gestáltica, também conhecida como a ‘arte das formas’2. Objetivo: Relatar a experiência de membros do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Interprofissionalidade de Três Lagoas na construção de uma Mandala, após um processo avaliativo. Método: Relato de experiência a partir das vivências, sentimentos e impressões de integrantes da equipe interprofissional vinculada ao programa, resultantes de uma avaliação 360°. O processo de avaliação ocorreu no mês de maio de 2020. Resultados: O instrumento de avaliação consistiu em um formulário eletrônico que continha as seguintes etapas: auto-avaliação, avaliação dos participantes, do programa, da unidade e dos objetivos propostos para o ano anterior e foi respondido por todos os integrantes do programa. Posteriormente foram selecionados três alunos para a criação de um Mandala com os sentimentos e palavras chaves que definiram a avaliação na percepção da equipe. A Mandala foi construída utilizando-se o programa Corel Draw e de forma que contivesse no interior da arte, palavras expressivas, sentimentos e percepções que retratassem da melhor maneira possível o processo avaliativo do ano 1 do PET-Saúde. Percebeu-se a partir da vivência a importância do uso de representações lúdicas para a ilustração de sentimentos e subjetividades inerentes ao processo avaliativo. Considerações finais: A construção da Mandala possibilitou perceber a partir das falas e expressões dos participantes os avanços e os desafios para o trabalho interprofissional.  Além disso, o grupo teve a oportunidade de apresentar reflexões minuciosas sobre o processo de avaliação, buscando-se subsídios para melhorar o desempenho individual e/ou da equipe nas próximas atividades propostas.

Palavras-chave: Avaliação de Desempenho Profissional. Educação Interprofissional. Desenho. Percepção. Emoções.

Biografía del autor/a

Douglas Neves do Nascimento, Faculdades Integradas de Três Lagoas

Bolsista PET. Aluno do curso de Farmácia das Faculdades Integradas de Três Lagoas. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Fernanda Genevro Marchewicz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bolsista PET. Aluna do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Maria Heloísa do Nascimento Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bolsista PET. Aluna do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Juliana Dias Reis Pessalacia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Tutora PET. Docente do curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Larissa Martins Linard, Secretaria Municipal de Saúde. Mato Grosso do Sul.

Coordenadora do PET. Coordenadora da Assistência Farmacêutica e Laboratório da Secretaria Municipal de Saúde. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Liliane Patrícia Plentz, Faculdades Integradas de Três Lagoas. Mato Grosso do Sul.

Tutora PET. Docente do curso de Farmácia das Faculdades Integradas de Três Lagoas. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Tatiana Carvalho Reis Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Tutora PET. Docente do curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Publicado

2020-12-01

Cómo citar

Nascimento, D. N. do ., Marchewicz, F. G. ., Silva, M. H. do N. ., Pessalacia, J. D. R. ., Linard, L. M., Plentz, L. P. ., & Martins, T. C. R. (2020). Representações da equipe interprofissional sobre o processo de avaliação: construção de uma mandala. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9(Supl.1), 97–98. https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3386