Elaboração de disciplina de redes de atenção à saúde através da educação interprofissional

Autores

  • Rafaela Gessner Lourenço Universidade Federal do Paraná
  • Fernanda de Souza Ferreira Universidade Federal do Paraná
  • Luana Santos Conceição Universidade Federal do Paraná
  • Maria Eduarda Verbinen Universidade Federal do Paraná
  • Joseane Maria Andrade Mouzinho de Oliveira Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba
  • Allan Kardec de Lima Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3423

Resumo

Introdução: A interprofissionalidade ocorre quando duas ou mais profissões trabalham juntas para alcançar objetivos comuns e permite que profissionais da saúde trabalhem juntos para resolver questões relacionadas a saúde do indivíduo e/ou de uma comunidade1. Este conhecimento é fundamental no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e na formação dos profissionais da saúde. Um dos objetivos  grupo Redes de Atenção, do PET Saúde/Interprofissionalidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é  proporcionar aos alunos dos cursos de enfermagem, farmácia e medicina conhecimentos teóricos sobre o funcionamento da Rede de Atenção à Saúde do município de Curitiba, além de vivências práticas em serviços selecionados e interações com alunos e profissionais da saúde de diferentes áreas, visando o entendimento sobre a importância do trabalho  interprofissional no contexto do SUS. Objetivo: relatar a experiência de construção da disciplina intitulada “Redes de Atenção à Saúde (RAS)” no contexto do desenvolvimento das atividades de um grupo PET na UFPR. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva. Resultado: A disciplina ‘Redes de Atenção à Saúde’ foi construída a partir da vivência de alunos, tutores e preceptores do PET em equipamentos de saúde que compõem a Rede de Atenção do município de Curitiba, como um Centro de Atenção Psicossocial, o Laboratório Municipal, uma Unidade Básica de Saúde e uma Unidade de Pronto-Atendimento. Essas vivências revelaram que os aprendizados e experiências proporcionados pelo PET Saúde/Interprofissionalidade são importantes na formação dos cursos de saúde, que, por vezes, possuem carências na abordagem da temática das RAS.  Dessa forma, a disciplina possui como objetivo proporcionar, a partir do reconhecimento e vivência das dinâmicas de diversos equipamentos de saúde componentes da RAS, a reflexão dos conceitos: redes de atenção à saúde, gestão do cuidado e articulação de redes. Possui caráter optativo e carga horária total de 60h, sua ementa foi planejada a partir da metodologia ativa de ensino e está estruturada em um formato que permite que os alunos interessados possam ter 12h de vivência prática em cada um dos quatro serviços selecionados. Até agosto de 2020, a disciplina foi aprovada pelo colegiado do curso de farmácia da Universidade. Considerações finais: A disciplina a ser ofertada permite sensibilizar e modificar paradigmas de processos de trabalhos para os estudantes envolvidos que considerem a interprofissionalidade como filosofia corrente de trabalho.  

Palavras-chave: Educação Interprofissional; Atenção à Saúde; Assistência à Saúde; Sistema Único de Saúde.

Biografia do Autor

Rafaela Gessner Lourenço, Universidade Federal do Paraná

Coordenadora do grupo tutorial. Docente do departamento de Enfermagem Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Fernanda de Souza Ferreira, Universidade Federal do Paraná

Bolsista. Discente Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Luana Santos Conceição, Universidade Federal do Paraná

Bolsista. Discente Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Maria Eduarda Verbinen, Universidade Federal do Paraná

Voluntária. Discente Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil. E-mail:  

Joseane Maria Andrade Mouzinho de Oliveira, Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba

Preceptora. Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. Paraná. Brasil.

Allan Kardec de Lima, Universidade Federal do Paraná

Tutor. Docente do departamento de Farmácia Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

Lourenço, R. G. ., Ferreira, F. de S., Conceição, L. S. ., Verbinen, M. E. ., Oliveira, J. M. A. M. de ., & Lima, A. K. de . (2020). Elaboração de disciplina de redes de atenção à saúde através da educação interprofissional. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9(Supl.1), 57–58. https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3423